sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Crise Política




PR convida órgãos da soberania a tirarem ilações dos “momentos menos bons” que o país atravessa

Bissau, 25 Set 15 (ANG)- O Presidente da República da Guiné-Bissau convidou os órgãos da soberania a tirarem ilações dos momentos menos bons que o país atravessa.

José Mario Vaz referia-se a crise politica vigente há mais de um mês no pais, instalada na sequência da demissão do governo liderado por Domingos Simöes Pereira.

O chefe de Estado falava quinta-feira na sessão comemorativa do 42º aniversário da independência nacional decorrida  na Assembleia Nacional Popular.

Disse ser necessário a construção de um relacionamento institucional mais saudável em benefício do povo guineense.

“É necessário que o relacionamento entre os órgãos da soberania se processe no mais absoluto respeito pela Constituição e pelo princípio de separação de poderes, evitando assim os choques ou derrapagens susceptíveis de comprometer a estabilidade das nossas instituições”, disse.

Acrescentou que em qualquer processo nem tudo é negativo, sublinhando que a recente crise política vivida no país revelou aspectos positivos na aprendizagem da democracia e permitiu a Guiné-Bissau dar um salto «qualitativo» a nível dos indicadores que regem as sociedades modernas.

O Presidente da República elogiou o acordão do Poder Judicial que considerou de inconstitucional a nomeação de Baciro Djá para o cargo de Primeiro-ministro, justificando que isso reforça o Estado do Direito Democrático na Guiné-Bissau.

José Mario Vaz elogiou igualmente as forças da Defesa e Segurança do país assim como a ECOMIB por estarem distantes das disputas políticas, sublinhando que isso mostra a postura de verdadeiras forças republicanas.

«Nesta janela de reconhecimentos, quero também deixar aqui uma saudação especial e palavras de apreço e elogio aos nossos parceiros de desenvolvimento que mantiveram uma postura compatível com os dos princípios do direito internacional em  se posicionarem como parte da solução e não do problema», elogiou Jose Mario Vaz.

O Presidente da República disse que atualmente os guineenses precisam da união, de coesão,  concórdia,  compreensão e  perdão com intuito de engrandecer a Guiné-Bissau e de realçar o nome de Amílcar Cabral.

José Mario Vaz lamentou a inexistência de condições para a realização da habitual viagem dos peregrinos nacionais aos lugares santos da Meca e Medina por razoes estranhas à vontade dos guineenses e desejou que isso não volte a suceder.

Na sessão tambem interviram o Prisidente da Assembleia Nacional Popular, os porta-vozes dos partidos políticos com assento parlamentar e o porta-voz dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Iva Cabral. 

A sessão comemorativa foi antecedida de deposição de coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral por  diferentes quadrantes da comunidade guineense inclusive o Primeiro magistrado da nação José Mario Vaz.

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário