quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Festa de Independência

“Não há motivo para se comemorar  24 de Setembro”-diz  funcionário do Ministério da Função Pública e Reforma Administrativa

Bissau, 23 Set 15-(ANG)- Um funcionário do Ministério da Função Pública e Reforma Administrativa considerou  hoje  que  não há motivo para os cidadãos guineenses comemorarem  o  24 de Setembro, dia da Independência nacional , “porque os objectivos traçados  na Luta de Libertação Nacional(o desenvolvimento do pais e melhoria das condições de vida das populações),  não foram  atingidos”.

Em declarações à ANG no âmbito das auscultações  feitas sobre os festejos de 24 de Setembro, Ilídio Vieira Té, de 33 anos de idade sustentou  que em vez de se festejar, os guineenses  devem  reflectir-se sobre a actual situação de crise que o pais enfrenta visando uma saída para a crise.

Vieira Té acrescentou que  passados 42 anos nada de concreto se fez no pais .

“A Guiné-Bissau não é um estado independente, mas sim um estado dependente. O país enfrenta muitos problemas político social e económico razão pela qual “dependemos da ajuda externa”, disse.

 Fatima Aurora Fonseca Mendes, de 55 anos de idade, funcionária do Ministério da Educação  disse que não há perspectivas para o pais porque até hoje os direitos dos cidadãos estäo  a  ser  cada vez mais massacrados.

Fátima Fonseca adiantou que   é mais um aniversário para “nós  guineenses pensarmos e reflectirmos sobre o que  queremos na realidade para o nosso pais”.

Disse  que   ela  está descontente, triste e  vergonhosa, “porque o direito  do povo esta a  ser desrespeitado em detrimento de interesses pessoais .

Por seu lado, o funcionário do Ministério da Economia  e Finanças, Potchan Cá, de 43 anos de idade,  considera que apesar da situação que o pais vive,  os guineenses devem comemorar a festa de 24 de Setembro “porque é uma data histórica que assinalou a independência da Guiné e  Cabo-Verde”.

“Com dinheiro  ou  sem dinheiro os guineenses devem comemorar esta data histórica tão importante para o povo da Guiné-Bissau” ,considerou.

Potchan Cá apela à todos os guineenses para se evitarem de“guerrinhas” e se unirem no trabalho para o desenvolvimento do pais.

Cá sustentou  sem enumerar que apesar de o pais se ter confrontado com problemas de varia ordem, algumas coisas importantes foram feitas.

O parlamento realiza quinta-feira uma sessão especial alusiva ao 24 de Setembro, dia da independência nacional proclamada nas matas de Boé, no Leste da Guiné-Bissau em 1973, pelo então presidente da Assembleia Nacional Popular, João Bernardo Vieira “Nino.

A cerimónia que deve decorrer no período da manhä vai ser  presidida pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz. 

ANG/PFC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário