quarta-feira, 2 de setembro de 2015


ONU/Assembleia geral

 Cripriano Cassama discursa hoje na Conferência Mundial de Presidentes do Parlamento

Bissau, 02 Ago 15 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, discursa hoje em Nova Iorque, nos Estados Unidos de América, na Conferência Mundial de Presidentes do Parlamentos, sobre o “Exame das Propostas do Programa de Desenvolvimento pós 2015”.

De acordo com uma nota do seu gabinete de imprensa, na sua intervenção, Cipriano Cassama abordará aspectos relacionados com o papel dos parlamentos na edificação de um Estado de Direito Democrático e na promoção do desenvolvimento através da acção legislativa, que segundo a mesma, constitui um desafio “essencial” para a Guiné-Bissau.

Ainda, de acordo com o comunicado, o número um do parlamento guineense falará sobre a actual crise político-governativa no país, instalada  na sequência da exoneração do antigo Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, pelo Presidente da República, José Mário Vaz no dia 12 do mês passado.

“ A presente conferência poderá marcar uma mudança no rumo ao futuro da Guiné-Bissau, uma vez que a troca de experiências entre parlamentos servirá de inspiração mútua para que os países possam defender os valores da paz, democracia e desenvolvimento”, lê-se na nota.

O documento acrescenta que o Presidente de ANP defenderá que o continente africano dispõe “de uma agenda muito ambiciosa para o horizonte 2063 denominada: A África que nós queremos”, que nomeadamente prevê a reconfiguração da sua economia e a integração da mesma “no centro” do sistema mundial, visando o aumento do emprego.

E, no entender do responsável máximo do parlamento guineense, segundo a referida nota de imprensa, esta agenda poderá ser um mecanismo “eficaz” para o continente “negro” promover a paz, a democracia e a estabilidade.

Para isso, Cassama irá sugerir que as instituições parlamentares do continente criem instrumentos de monitorização e seguimento da sua evolução.

Nesta sua viagem aos Estados Unidos de América, o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau é acompanhado por uma delegação de deputados das Bancadas Parlamentares do PAIGC e do PRS, as duas maiores forças políticas do país. ANG/QC/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário