sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

África


ONU e UA querem aprofundar a cooperação

Bissau, 07 dez 18 (ANG) - Os chefes das Nações Unidas (ONU) e da Comissão da União Africana (UA) ressaltaram, na quinta-feira, a necessidade de aprofundar a parceria estratégica no que diz respeito ao financiamento da ONU para operações de manutenção de paz da UA.
Numa declaração conjunta, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e o Presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, disseram que a ONU deve desempenhar um papel não apenas trabalhando com organizações regionais mas também permitindo que eles compartilhem os custos.
Os dois dirigentes concordaram que a ONU deveria fornecer um "apoio favorável" caso a caso, incluindo através de financiamento mais previsível, às operações de apoio à paz da UA autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
De acordo com o Conselho de Paz e Segurança da UA, oito operações de manutenção da paz dirigidas pela UA foram implantadas desde 2003.
As modalidades de financiamento destas operações variam para cada missão, mas normalmente incluem contribuições do Fundo de Paz da UA, parceiros internacionais e, em alguns casos, o orçamento da ONU para a manutenção da paz da ONU.
 Alguns países que contribuem com tropas estão a arcar com os custos.
ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário