quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Greve de transportes públicos


Citadinos  exigem  entendimento entre o governo e a Confederação de Sindicato de Motoristas 

Bissau, 19 Dez 18 (ANG) – Alguns citadinos guineenses exigiram hoje o entendimento entre o governo  e a Confederação Nacional das Associações dos Sindicatos de Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau (CNASMTGB), como forma de permitir a retoma de funcionamento normal dos transportes públicos.

Numa auscultação feita pela ANG, o funcionário público Carlos dos Reis disse que se tudo continuar assim, o próprio país perde economicamente, devido a fraca produtividade dos funcionários públicos assim como nas pequenas actividades comerciais que geram receitas para o Estado. 

Disse que o governo deve procurar uma maneira legal de negociar com a CNASMTGB para que a referida paralisação não afecte ainda mais a população nas suas actividades de dia a dia.  
    
Por seu turno, a peixeira Irene Gomes realçou que a  paralisação dos transportes públicos está á afectar muito os trabalhos diários das mulheres peixeiras, assim como daqueles que produzem  noutros sectores para sobreviverem com os familiares.

Para o estudante Universitário Nuno da Silva, morador do bairro de Cuntum Quelelé, não foi nada fácil hoje o percurso que fez para chegar à escola, acrescentando  que muitos não conseguiram ir para as aulas devido a paralisação dos transportes públicos, o que o estudante classificou de  mau para o rendimento do país em todos os aspectos.

Salinha Midana Fonseca, pequena comerciante de água de saco de plástico, lamentou a paralisação dos transportes públicos nomeadamente “Toca-Tocas”, “Taxis” .

Salinha disse que,  com a movimentação dos transportes públicos é que consegue vender a água a assegurar a  sua sobrevivência.  

A greve foi convicada para três dias, e as partes, o governo e representantes da Confederação de motoristas estão em negociações para se chegar a um entendimento que possa levar a suspensão da greve.

Os motoristas reinvindicam o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo nomeadamente sobre a criação de um guiché único de pagamento das multas, a redução das operações Stop e das taxas de impostos que incidem sobre os transportes públicos.    ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário