terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Cultura


FESCULBI quer resgatar valores culturais tradicionais da região de Biombo

Bissau,  18 Dez 18 (ANG) - O Presidente da 5ª edição do festival cultural de Biombo, Valdir da Silva disse que o evento tem o propósito de   resgatar valores tradicionais e culturais da região de Biombo que está a perder a cada dia.

Em entrevista exclusiva à ANG esta segunda-feira, Valdir da Silva explicou que o festival  organizado anualmente na região de Biombo, tem quatro aspectos principais: cultural, gastronómico, académico e lúdico.

Afirmou que objectivo do festival é de unir os filhos e amigos de Biombo e organizar entre si, valores culturais e tradicionais da região, mostrando assim a práticas de gastronomia e desportiva dos tempos passados.

Revelou que debateram sobre o estado político, social e religioso da região, destacando os casos de conflito sobre posse de terra,  de herança, sobretudo da delimitação territorial da Região de  Biombo em detrimento de Bissau. 

Pediu a coparticipação do Estado na realização desse festival como tem feito nos outros festivais culturais para levar a cultura guineense para frente, e pensando positivamente num país melhor, justificando que é preciso juntar “porque só assim se pode ultrapassar conflitos sociais, culturais e políticos”.

 “Houve conferência sobre temas de actualidade, desporto tradicional, apresentação de todo o mosaico étnico da região, apresentação de pratos tradicionais que eram feitos  na época passada mas que  actualmente não feitos ”, explicou Valdir da silva. 

Aconselhou aos filhos e amigos da região de Biombo a repensar Biombo, participando na criação de emprego, infraestruturas, na dinamização de economia da região, na criação de condições básicas para o funcionamento dessa região, o que passa por investimentos nos sectores da saúde, educação, energia, comércio organizado e assim como nas infraestruturas  turísticas.

Apelou igualmente à população de biombo a deixar de partidarizar organismo sociais, acrescentando que a tradição tem a sua parte positiva e também negativa.

“ A Guiné-Bissau é um país de oportunidades. Se nós investirmos na cultura, iremos desenvolver-se melhor  que muitos  países de África. Investir na cultura significa conscientizar todo o guineense sobre importância de transmitir valores culturais de passado, imortalizar a cultura e a práticas tradicionais positivas na região de Biombo e na Guiné-Bissau em geral”, considerou.

O festival de Biombo denominado FESCULBI, decorreu durante  três dias, e os participantes debruçaram sobre diferentes temas, contradição entre o direito sucessório consuetudinário da tribo papel e o direito sucessório legal, evolução da democracia na Guiné-Bissau e exercício da cidadania face ao actual contexto político, entre outros. 

O evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas vindas de diferentes regiões, teve a animação dos músicos nacionais.

A margem da 5ª edição cujo tema foi “Nô djunta mon pa nô ialça Biombo” (unamo-nos para erguer Biombo), foram feitas consultas gratuitas em diferentes localidades da região.

A edição foi patrocinada pela empresa FAGORAL, o Ministério do Negócio Estrangeiro, e a Secretaria de Estado de Juventude e Desporto.  
ANG/DMG

Sem comentários:

Enviar um comentário