quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Eleições legislativas


CEDEAO reafirma necessidade urgente de fixação da nova data das eleições 

Bissau, 13 Dez 18 (ANG) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), reafirma a necessidade urgente de fixar a data definitiva das eleições e sugere que tenham lugar antes de fim de Janeiro de 2019. 

Em comunicado final de uma missão ministerial desta organização que se encontra no país à que a ANG teve acesso hoje, consta ainda  que a nova data de ida às urnas deve ser fixada antes da próxima cimeira da CEDEAO, que será realizada no próximo dia  22 .
A CEDEAO exorta os autores e instituições do Estado para colaborar a fim de concluir o processo das eleições legislativas.

No documento, a missão ministerial felicita o Presidente da República e o Primeiro-ministro pelas medidas que estão a ser aplicadas, encoraja o Governo para continuar com as ações e tomar todas as medidas “idôneas” para tornar o processo da preparação das eleições ainda mais transparente, a fim de aumentar a credibilidade do processo.

 “A CEDEAO continuará engajada em tudo fazer para que o país possa sair definitiva da crise e avançar rumo à paz e desenvolvimento”,refere o comunicado.

Acrescenta em comunicado  que, por isso, já disponibilizou recursos financeiros, materiais e logísticas para a realização das eleições e tudo no sentido de ajudar a Guiné-Bissau, salientando que está ainda disponível a prosseguir com os seus apoios.

De acordo com o documento, a delegação apreciou os esforços que têm sido feitos pelos diferentes autores envolvidos na preparação das próximas eleições legislativas e felicitou os progressos realizados referente ao engajamento dos eleitores no recenseamento , no qual foi obtido aproximadamente 95% do número total previsto, ou seja 800.000 eleitores já recenseados numa previsão total de 900.000”.

 “Apesar dos resultados satisfatórios do registo eleitoral, a delegação exprimiu a sua preocupação concernente ao atual clima político do país, marcado pelas acusações de irregularidades que comprometem o recenseamento eleitoral”, diz  o comunicado.

A missão convida as autoridades competentes para retirar a decisão de suspensão do processo de recenseamento,  a fim de terminar o recenseamento eleitoral e prosseguir com outras etapas do processo.

A delegação chegou à Bissau no dia 12 do corrente mês tendo analisado a evolução do processo eleitoral, com vista às próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau. 

A delegação é chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyama, igualmente Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, e integra o Ministro de Estado, Secretário-Geral da presidência da Guiné-Conacry, Naby Y. K. Bangoura, representante do professor Alpha Conde, Presidente da Guiné-Conakry e mediador da CEDEAO para a crise na Guiné-Bissau e pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou e Francis Behanzin, Comissário da CEDEAO.

A delegação ministerial da CEDEAO, ao longo da sua estadia em Bissau, encontrou-se  com diferentes partes envolvidas na crise política institucional no país entre  os quais, o Presidente da República, Primeiro-ministro, os responsáveis pela organização do processo eleitoral, nomeadamente a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e o Procurador-Geral da República.

Na sequência do encontro com a missão da CEDEAO o Presidente da República voltou a iniciar hoje encontros de consultas com partidos políticos, o governo, entidades nacionais encarregues de organização das eleições com vista marcação da nova data de eleições. 
ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário