sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Legislativas 2019


Presidente da República marca eleições para 10 de Março

Bissau, 21 Dez 18 (ANG) – O Presidente da República marcou as próximas eleições legislativas para 10 de Março, anunciou quinta-feira um decreto presidencial divulgado em Bissau.
 
A data tinha sido indicada pela maioria dos partidos políticos, ouvidos pelo chefe de estado, na reunião de busca de consenso sobre uma data para a realização do escrutínio.

Os defensores de 10 de Março, alegaram ser uma data exequível para evitar que haja alguém que possa impugnar o processo por incumprimento de prazos.

Em representação do Partido da Renovação Social (PRS), Maria Inácia Có Mendes Sanha disse o seu partido concorda com o mês de Março como a data ideal para ida as urnas, mas ressalvou a necessidade de ter em conta aos resultados das investigações judiciais em curso sobre o processo do recenseamento eleitoral, contestado pelos partidos da oposição.

O vice-presidente do Partido da Convergência Democrático (PCD) Adolfo Ramos disse que, tendo em conta aos três cenários apresentados pelo governo e que exclui o mês de Janeiro como sendo tecnicamente impossível para realização das eleições, o seu partido está de acordo com a proposta do Presidente Mário Vaz para que a eleição tenha lugar em finais de Fevereiro ou então no dia 10 de Março.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) preferiu entretanto que as eleições sejam realizadas na primeira semana  de Fevereiro,  o mais tardar até o dia 10 , se  não for possível realizar eleições em  finais de Janeiro.

Califa Seidi justifica a proposta com agenda da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) relativamente as eleições na Nigéria e no Senegal ,alegando que a CEDEAO poderá não ter a logística para suportar a fiscalização das eleições guineenses.

No ano 2019 deverão igualmente ter lugar as  eleições presidencias, em Junho termina o mandato do actual presidente,José Mário Vaz, defensor de eleições simultâneas.  

ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário