quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Ensino

Líderes sindicais  detidos pela Polícia Judiciária
 

Bissau, 19 Dez 18 (ANG) – Os quatros líderes sindicais que receberam carros de marca RAV 4, Honda, Mazda e Renault por parte do Chefe de Estado foram presos terça-feira pela Polícia Judiciária, depois de cinco horas de audição individual.

Segundo a Rádio Sol Mansi, tratam-se de Laureano Pereira da Costa e Eusébio Có ambos presidente e vice do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Domingos Sami presidente do Sindicato dos Funcionários de Saúde e Malam Ly, secretário geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau(CGSI-GB).

Depois de audição, os quatros foram encaminhados para a cela da prisão da Polícia Judiciária de Bandim em Bissau tendo os seus advogados tentado, sem sucesso, impedir a detenção, alegando a falta do mandado que determina a cadeia de seus clientes.

A referida audição aconteceu um dia depois dos dois sindicatos de professores recusarem de assinar o acordo para o  levantamento da greve em curso no sector de ensino público, depois de o Primeiro-ministro, Aristides Gomes e o ministro da educação , Camilo Simões Pereira o ter assinado.

O caso tratado como “suspeita de  corrupção”, despoletou depois de um blogue ter publicado  documentos com assinatura dos referidos líderes sindicais que confirma a recepção de viaturas doados pelo Presidente da República.

Alguns analistas relacionam o caso com as acusaões do Primeiro-ministro, Aristides Gomes, segundo as quais os sindicatos do sector de ensino andam a fazer “greves politicas” , o que torna difícil a resolução das suas reivindicações.

ANG/JD/ÂC//SG
   

Sem comentários:

Enviar um comentário