sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Marrocos


arrocos___________________________________________________________________________________________________Negociações em 2019 para Saara Ocidental
Bissau, 07 dez 18 (ANG) - O Governo de Marrocos e a Frente Polisário têm reunião marcada para o início de 2019 para falar do estatuto do Saara Ocidental sob os auspícios da ONU.
 Seis anos depois das primeiras discussões, a ONU espera poder relançar as difíceis negociações de paz entre as duas partes.
Este agendamento ocorreu após negociações de dois dias na Sede da ONU em Genebra, na presença de representantes de Marrocos, da Frente Polisário, da Argélia e da Mauritânia.
Marrocos e a Frente Polisário que estiveram em guerra até ao cessar-fogo de 1991. Estas negociações decorreram 6 anos após o fracasso de uma ronda anterior.
O antigo presidente Alemão Horst Kohler, enviado da ONU, afirmou-se optimista quanto a uma solução pacífica, lembrando que ninguém tem nada a ganhar com a manutenção da situação actual.
A Frente Polisário proclamou em 1976 uma república árabe saarauí democrática, com o apoio da Argélia e da Líbia.
Esse movimento defende a organização de um referendo de autodeterminação. O conflito eclodiu com a saída de Espanha e a consequente anexação deste território composto de deserto em 80%, com importantes recursos pesqueiros e um sub-solo rico em fosfatos.
Raúl Braga Pires, especialista de Marrocos e do mundo árabe, alega que os saarauís têm pouco peso neste quadro negocial.
ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário