quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Identificação Civil


Ministério de Justiça realiza ateliê de validação da estratégia nacional para melhoria de sistema de Registo Civil 

Bissau, 12 Dez 18 (ANG) - O Ministério de Justiça e dos Direitos Humanos em colaboração com os seus parceiros, realizam hoje um ateliê de Validação da Estratégia Nacional para melhoria de sistema de Registo Civil e de produção de estatísticas vitais na Guiné-Bissau.

A informação consta numa nota à imprensa à que a ANG teve acesso hoje e que foi produzido pelo Ministério da Justiça através da Direcção-geral da Identificação Civil.

“A referida estratégia consiste em melhorar o desempenho e a eficácia do sistema de registo de eventos vitais, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos mais vulneráveis aos serviços de registo civil e de permitir a produção de estatísticas de qualidade para a planificação de políticas e de programas de desenvolvimento”, refere o documento.

No documento consta que a iniciativa que visa  a restruturação e modernização do sistema de registo civil do país,   se inscreve  no Plano de Registo Civil Horizonte 2028,que ambiciona  tornar o registo civil guineense uma fonte credível de identificação dos cidadãos, para além de assegurar o exercício e o cumprimento dos direitos, deveres cívicos, protecção e a confidencialidade dos dados pessoais, e o respeito pelos valores socioculturais de cada indivíduo.

A nota  revela que a Direcção-geral dos serviços de identificação Civil tem em manga a criação de um novo sistema de registo civil capaz de suprir os principais problemas e bloqueios existentes, garantir o registo de todos os eventos civis e a emissão dos respectivos documentos. ANG/AALS/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário