quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Eleições legislativas



Governo reitera seu empenho para um  processo mais transparente 

Bissau, 13 Dez 18 (ANG) – O governo reiterou o seu empenho em tornar o processo eleitoral em curso mais transparente , com dados de recenseamento mais credíveis.

Esta vontade foi declarada à imprensa pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes  no final do encontro convocado pelo  Presidente Mário Vaz, em que tomaram parte os partidos políticos com e sem assento parlamentar e técnicos de Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),  que serviu para apresentar a metodologia e os objetivos da auditoria do recenseamento.

O chefe do Executivo disse que é uma forma de dar garantia aos partidos políticos em como o governo está empenhado para que as eleições possam decorrer num clima de maior transparência ou seja para que os resultados dessas eleições sejam aceites por todos.

Instado se o encontro permitiu clarificar  as dúvidas existentes a volta do processo do recenseamento eleitoral,  o Primeiro-ministro disse que os resultados da auditoria vão esclarecer todas as dúvidas.

“A apresentação da metodologia e os objetivos e a forma de trabalho já deixaram  alguma ideia daquilo que se está a fazer para que os dados sejam fiáveis e sobretudo para que o recenseamento seja  validado pela auditoria”, explicou.

Perguntado sobre a data  do término do registo eleitoral, o Primeiro-ministro afirmou  que a data vai ser declarada, o mais rápido possível, para permitir que o Presidente Mário Vaz possa fixar também a nova data das eleições legislativas antes da Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEOA) prevista para o dia 22 do mês em curso.

A CEDEAO recomenda que se faça eleições o mais tardar até fim de janeiro do próximo ano.
 ANG/LPG/ÂC//SG
   
 

Sem comentários:

Enviar um comentário