sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Política


Especialista em Gestão de Conflito considera Guiné-Bissau “Estado falhado”

Bissau 14 Dez 18 (ANG) – O Professor Universitário e Especialista em Gestão de Conflitos, Carlos Alberto Costa considerou hoje a Guiné-Bissau de um” Estado falhado”, uma vez que o Governo não tem  capacidades de satisfazer a sua população.
 
 Em  entrevista exclusiva à ANG, e numa análise ao actual momento político do país, Costa  sustentou  que quando um Executivo  não consegue garantir a educação para os seus jovens, um país onde não há sintonia  entre os principais órgãos da soberania, com o sistema de saúde muito precária para não dizer inexistente, tudo isso representa  sintomas de um Estado falhado.

Falando do contestado processo de recenseamento  eleitoral,  por certos partidos políticos com o Partido da Renovação Social (PRS) a cabeça, Costa disse que o que está a acontecer se deve a falta de credibilidade das pessoas que estão a representar o povo.

“A Democracia é um sistema onde o povo escolhe os seus representantes, mas este sistema tem as suas regras e princípios que devem ser obedecidos. A da Guiné-Bissau ainda esta com muitos defeitos . O país ainda não entrou na fase democrática verdadeiramente dita”, disse.

O especialista em gestão de conflitos afirma que a Guiné-Bissau ainda esta numa fase de transição para o processo democrático e que nesta etapa existem muitas anomalias ou seja “ainda estamos num regime autoritário que quer liberalizar a política”.

Para Costa essas mudanças sempre trazem conflitos de interpreses, o que muitas das vezes trava o processo de democratização, porque o sistema pode ser repressivo e levar as pessoas a  não obedecerem as leis.
Referiu  que as  instituições não funcionam, tendo salientado que a mudança sempre trás consigo conflitos, e é o que está a acontecer no país.

Alberto Costa disse que as eleições não vão atenuar a actual situação de tensão no país, e que mesmo que venha o regime presidencialismo o conflito vai persistir porque, segundo ele, o obstáculo está na classe política que entra no processo sem estar preparada. “Temos  o regime e a oposição”, disse.

“Aqueles que não fazem parte do regime ficam na oposição e fazem sabotagem. Neste caminho de mudança há certos indivíduos que pertencem ao núcleo duro do poder. Querem manter o sistema autoritário e as eleições não vão resolver a situação”, disse frisando que resolução de  conflitos da Guiné-Bissau é de longo prazo.

Salientou  que na oposição existem três categorias de pessoas, que são os oportunistas, moderados e radicais,  e que o primeiro é o  grupo dos antigos políticos que só quer ganhar, o segundo são as elítes ou seja os que estão à  favor da democratização e os radicais são aqueles que exigem a maior transformação democrática, mas não têm vontade para se comprometer com o regime.

Como solução, o especialista em gestão de conflitos elege a reforma lenta, e diz por se tratar de num país em que os actuais governantes herdaram uma política podre que veio desde a independência com um regime do partido único onde ninguém podia ter uma ideia contrária, mesmo os órgãos de comunicação social tinham que fazer a vontade do poder, e que, por isso, sair deste estado vai levar muito tempo. “Mas tudo é possível quando os homens querem”, advertiu.

Carlos Alberto Costa considerou a mediação da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental (CEDEAO), na crise guineense de “óptima” porque “ são os políticos guineenses que foram pedir a mediação e, atendendo as circunstâncias, estão a fazer o máximo.

 “Eu acho que estão a trabalhar bem e os que criticam a CEDEAO não  devem a fazer porque perderam a oportunidade de serem eles  a resolver os assuntos do país”, rematou. 
ANG/MSC//SG












Sem comentários:

Enviar um comentário