quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Saúde pública


                   MCCI  lamenta situação financeira e material  do HNSM

Bissau, 05 Dez 18 (ANG) – A Porta-voz do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) considerou esta quarta-feira de lamentável a situação financeira e material do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM).

Adama Baldé que falava aos jornalistas após visita ao maior centro hospitalar do país disse que o que  foi gritante ver pacientes deitadas no chão por falta de camas nos serviços de urgência e sem medicamentos grátis para atendimentos.

Aquela cidadã inconformada disse estar indignada com o que viu nos serviços da maternidade, desde  falta de luvas, lençóis, insuficiência de camas, e  duas mães com seus respectivos bebés na mesma cama.

“ Se os governantes ou seus familiares estão doentes recorrem à clinicas ou vão para o exterior porque têm possibilidades, enquanto que o simples cidadão só tem uma única opção,  ir ao HNS, “ referiu.

 Baldé aconselha os políticos para se abdicarem de jogos de competências nas questões políticas e partidárias porque quem paga as consequências é o povo.

A porta-voz do MCCI convidou ao chefe de governo a demitir-se caso não tenha competência de resolver os problemas da saúde e educação que são pilares do desenvolvimento de qualquer país. 

Por sua vez, o enfermeiro-chefe geral, Alberto Oliveira Lopes explicou que a direcção do HNSM se debate com mutas dificuldades no seu funcionamento no que se refere aos meios materiais em todas as enfermarias, principalmente a falta de Oxigénio, porque ” o pistão do compressor” da fábrica está estragada há mais de seis meses.

Alberto Lopes explicou queo  HNSM tem dois blocos operatórios e estes felizmente estão canalizados com a fábrica de oxigénio, mas com o pistão estragado a fabrica não consegue encher as botijas para abastecer as outras enfermarias.

Disse que a única solução é comprar na clinica Madrugada ou no estabelecimento Comercial Santy , o que careta muito custos para as receitas internas que arrecadam. ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário