quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Migrações


Adoptado Pacto Global sobre migração com segurança

Bissau, 12 dez 18 (ANG) - O pacto global para uma migração segura e ordenada foi segunda-feira adotado formalmente em Marraquexe, Marrocos, depois de meses negociações intergovernamentais. 

Segundo o jornal A Bola, o documento foi adotado após uma proclamação oral e o tradicional toque de martelo diante dos cerca de 150 países reunidos na conferência intergovernamental que está a decorrer hoje, e até terça-feira, em Marraquexe.

A plateia da conferência composta por chefes de Estado, chefes de governo e altos representantes reagiu à adoção do documento com palmas.
A Guiné-Bissau esteve representada na cerimónia ao mais alto nível pelo Presidente José Mário Vaz.
De acordo com a Inforpress que cita o gabinete do Governo caboverdiano, o Pacto Global para as migrações foi  acordado pelos193  Estados-membros da ONU, a 13 de Julho deste ano.
Com  a adopção formal , os estados membros confirmam o compromisso político com o Pacto Global pela Migração e devem, de seguida, preparar medidas para implementação e parceriais em todos os níveis e com todas as partes interessadas.
O documento  adoptado é fruto de 18 meses de consultas e negociações entre os Estados-membros da ONU, e é o primeiro deste género que tem como base um conjunto de princípios, como por exemplo a defesa dos Direitos Humanos, das crianças migrantes ou o reconhecimento da soberania nacional.
O Pacto Global enumera  23 objectivos e medidas concretas para ajudar os países a lidarem com as migrações, nomeadamente ao nível da informação e da integração e para promover “uma migração segura, regular e ordenada”.
No entanto, o Pacto não é vinculativo e fundamenta-se em valores de soberania dos Estados, compartilhamento de responsabilidade e não-discriminação de Direitos Humanos.
O documento reconhece também que é necessária uma abordagem cooperativa para otimizar os benefícios gerais da migração, além de mitigar seus riscos e desafios para indivíduos e comunidades nos países de origem, de trânsito e de destino. ANG/Inforpress/A Bola



Sem comentários:

Enviar um comentário