sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Eleições Legislativas


Japão doa um milhão de dólares para realização do escrutínio

Bissau 21 Dez 18 (ANG) – O Governo japonês doou ontem uma contribuição no valor de um milhão de dólares americanos, cerca de 550 milhões de francos CFA, ao executivo guineense para o processo eleitoral em curso.

O apoio financeiro se inscreve na cooperação financeira não reembolsável estabelecido entre os dois países.

No acto da entrega da referida contribuição ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),enquanto fiel depositário do seu apoio, o embaixador nipónico, Tatsuo Arai destacou que  a realização de eleições justas e transparentes é uma garantia de estabilidade, requisito indispensável para impulsionar o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“Nesse âmbito,  o Japão já havia demostrado o seu interesse pela Guiné-Bissau ao apoiar financeiramente com o valor de um milhão de dólares as eleições legislativas e presidenciais de 2014, que decorreram com muito sucesso. Esta nossa contribuição hoje é uma continuação dessa acção, explicou.

O diplomata frisou que o montante em causa vai ajudar na realização das eleições fornecendo equipamentos necessários,  bem como as despesas de difusão e as relacionadas  a remuneração dos assessores técnicos, aspectos que considerou de fundamentais para a mobilização dos eleitores. 

Tatsuo Arai realçou a riqueza natural da Guiné-Bissau, salientando que o Japão através das acções de cooperação deseja participar no desenvolvimento dessas potencialidades, tendo agradecido ao PNUD pelo seu compromisso com as autoridades guineenses de assegurar a realização destas eleições dentro do prazo.

Disse  esperar que as mesmas sejam realizadas o mais rápido possível, no início do próximo ano e que sejam bem-sucedidas.

Por seu turno, o representante residente do PNUD no país, David Mclachlan-karr agradeceu ao Governo Japonês pelo gesto de solidariedade para com a Guiné-Bissau e pela confiança depositada naquela instituição, enquanto  fiel depositário do seu apoio.
Salientou que o apoio japonês para o ciclo eleitoral 2018/19 vai complementar as contribuições de outros parceiros e que será decisivo para viabilizar as fases subsequentes do processo eleitoral em curso.

“A criação das condições técnicas  e logísticas, materiais e financeiras inerentes a preparação do processo de votação e a proclamação dos resultados vão contribuir para que os órgãos de gestão eleitoral conduzam o processo de uma forma livre, credível, justa e transparentes em conformidade com os estandartes internacionalmente aceites”, frisou.

A ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes agradeceu o gesto do Governo japonês, tendo realçado a contribuição deste pais à Guiné-Bissau nas áreas da educação, pesca e agora no processo eleitoral.

“Por isso, garanto que os fundos serão geridos com rigor e transparência pelas entidades responsáveis para dignificar o apoio dado” disse tendo pedido mais colaboração entre os dois países amigos e irmãos, garantiu a governante.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE), José Paulo Sambu.

 ANG/MSC/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário