quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Política


PAIGC pede demissão de Sola Na Inquilin nas funções de Presidente da Comissão Parlamentar para Defesa da Mulher e Criança

Bissau, 05 Dez 18 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pediu a demissão de Sola Na Inquilin Na Bitchita enquanto Presidente da Comissão Parlamentar para Defesa da Mulher e Criança, alegando as ameaças de espancamento proferidas recentemente contra uma mulher.

O pedido foi feito hoje em conferência de imprensa dada pelo porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, em jeito de análise à actual situação política, sobretudo do recenseamento eleitoral em curso, bem como do conteúdo da conferência de imprensa realizada na semana passada por um grupo de partidos políticos que contestam o registo eleitoral.

Aquele político disse que o país não se constrói com violência e que no  passado o PAIGC lutou pela libertação da Guiné-Bissau e actualemente o seu partido está disposto a lutar contra a ignorância, fome e acabar com as doenças. 

Quanto a ameaça de abandonar o governo caso o Presidente da República não demita a ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, o porta-voz do PAIGC disse não surpreender ninguém, justificando que ao longo dos setes meses deste governo verificaram-se muitos cenários em que as pessoas participam na tomada de algumas medidas na plenária de Conselho de Ministros e depois fazem o contrário.

“Quando vimos as pessoas a ter este tipo de atitude, a conclusão à que chegamos é que elas estão desesperadas e frustradas por estarem cientes de que vão cair mais uma vez nas urnas”, afirmou o João Bernardo Vieira.

Acusou o PRS de coadunar com as declarações de Sola Na Inquilin Na Bitchita, questionando como é que um partido que almeja dirigir o país quer que as mulheres sejam espancadas.     

Nesta conferência de imprensa o parta voz do PAIGC disse ainda que já é tempo do Presidente da República fixar a data das eleições legislativas, porque já se recenseou cerca de 90 por cento dos cidadãos com capacidade eleitoral e que não acredita que o chefe de Estado guineense vai esperar depois da realização da Conferência de chefes de Estado e do Governo da CEDEAO que se realiza no 22 de Dezembro para marcar a data.
   
João Bernardo Vieira disse que as irregularidades no recenseamento denunciadas pelo conjunto de partidos e a intenção dos alguns partidos em avançar com uma previdência cautelar, servem apenas para atrasar o processo e consequentemente prolongar o escrutínio, por não estarem preparados para ida às urnas. 

A oferta que o Presidente Mário Vaz fez aos Presidentes de algumas organizações sindicais não escapou as críticas do porta-voz do PAIGC, qualificando ainda de “fufafu” as ideais defendidas por José Mário Vaz, nomeadamente do “dinheiro de Estado no cofre de Estado e combate a corrupção”. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário