sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Burquina Faso


País no sexto lugar do ranking de boa governação

Bissau, 14 dez 18 (ANG) - O Burkina Faso classificou-se no sexto lugar entre 38 países em África com a pontuação de 3.6 da boa governação, informa o diário público “Sidwaya”.
Os dados são os resultados da avaliação das políticas institucionais públicas do Banco Mundial, divulgadas a 7 de Dezembro corrente.
De acordo com o “Sidwaya”, trata-se da gestão económica, das políticas estruturais, de inclusão social e de equidade e da gestão de instituições do sector público.
Desta feita, as notas correspondentes respectivamente aos componentes citados são de 3.7, 3.5, 3.7 e 3.4, o que dá um total de 3.6.
Em África existem 38 países que fazem este exercício, e o Burkina Faso obteve uma nota de 3.6, igual à de 2016, de acordo com o apresentador, Abdoul Ganiou Mijiyawa, para a avaliação de 2017.
"Este é o resultado de um trabalho duro", regozijou-se a ministra da Economia, Finanças e Desenvolvimento, Rosine Coulibaly.
Os países são classificados numa escala de 1 a 6 para 16 indicadores de desenvolvimento agrupados em quatro categorias.
Para o apresentador, Abdoul Ganiou Mijiyawa, apesar de um desempenho menos satisfatório, porque a pontuação, em comparação com o seu nível, no início da década de 2008, diminuiu em 0.1, o Burkina Faso continua a ser um dos melhores na África Subsariana.
De facto, a sua classificação é superior à média do continente que é de 3.1, sendo, no entanto, inferior a do Rwanda (4.0) e a do Senegal (3.8), ambos considerados modelos. ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário