quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Inquérito eleitoral


ANIGB da vitória ao PAIGC com 58,5 por cento de votos se as eleições forem  realizadas agora

Bissau 05 Dez 18 (ANG) – A Associação Nacional dos Inquéritos da Guiné-Bissau (ANIGB), publicou hoje resultados de um inquérito levado a cabo entre 23  e 25 de Outubro e que deram uma vitoria com 58,5 por cento dos votos ao PAIGC, contra 17,6 do PRS e 11, 4 por cento do MADEM G-15.

Nas inquirições por regiões e Sector Autónomo de Bissau(SAB), revelou-se que o PAIGC seria vencedor em todas, sendo maior a diferença para o segundo partido no SAB e Biombo, e menor em Oio e Bafatá.

O PRS seria o segundo partido mais votado em todas as regiões e no SAB e teria maior votação em Oio, Bafatá e SAB e menor em Biombo.

O MADEM G-15 ficaria em 2º lugar em Cacheu e em Biombo e teria mais votos em Cacheu e SAB e menos em Bolama e Tombali.

APU-PDGB teria apenas 4,9 por cento dos votos    e arrecadava mais votos em Oio e Tombali.

Em relação a primeira pergunta do inquérito - Qual partido conheces ?, os resultados indicam que 67 por cento dos inqquiridos disseram conhecer entre dois  a seis partidos, e 32 por cento responderam conhecer 10 partidos. A Guine-Bissau conta com mais de 40 partidos políticos.

 “Foram inqueridas somente as mulheres e jovens com a idade compreendida entre 18 a 30 anos, nos principais mercados do país porque representam  a maioria na Guiné-Bissau. Saber das suas tendência de voto é importante para qualquer partido ou candidato, e os meios disponíveis só permitem fazer um inquérito de baixo custo “,lê-se num comunicado da ANIGB destribuido à imprensa.

Na missiva a ANIGB revela que ir aos mercados para fazer sondagem, custa pouco dinheiro e permite ter respostas muito variadas, salientando que sabem que a forma usada no inquérito não é uma amostra representativa da população total feminina, mas sim aquilo que chamam de uma amostra por conveniência.

Segundo o comunicado dos inquiridores, foram seleccionados 165 pessoas de sexo feminino distribuídas pelas regiões, de acordo com as percentagens da população feminina jovem, determinada pelo recenseamento de 2009, usando os dados de uma projecção da população global para 2017 feita pelo Banco Mundial e a estrutura de recenseamento de 2009.

“No Sector Autónimo de Bissau foram ouvidos 117 pessoas, na região de Bafatá 64, Gabu 66, Cacheu 59,Tombali 29, Quinara 20, Oio 69, Biombo 30 e Bolama /Bijagós  11 pessoas. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário