quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Palop-TL


“Crime organizado e branqueamento de capitais constituem ameaça ao nível mundial”, diz Secretário-geral do Ministério da Justiça

Bissau, 13 Fev 20 (ANG) – O Secretário-geral do Ministério da Justiça afirmou que, o crime organizado, tráfico de drogas e o branqueamento de capitais, constituem uma ameaça ao nível mundial.

Gabriel Umabano que falava hoje na cerimónia de abertura do seminário  sobre a Cooperação Internacional, Governação e Estado de Direito entre os Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste, disse que os referidos flagelos são um perigo para a estabilidade política institucional, ao desenvolvimento socio-economico e à segurança interna dos Estados.

Afirmou que  o momento é oportuno para todos reflectirem sobre os indicadores que afectam a boa cooperação internacional para uma justiça eficiente, para juntos identificarem os mecanismos mais adequados para colocar a cooperação que os une, ao serviço do fortalecimento do Estado de Direito Democrático nos respectivos países.

“A Guiné-Bissau tem procurado responder energicamente as ameaças das criminalidades organizadas trans-nacionais e é nesta senda que se inscrevem algumas operações bem sucedidas, designadamente aquela que resultou na apreensão de grandes quantidades de drogas no nosso território”, disse Gabriel Umabano.

Aquele responsável reforçou ainda que tudo demonstra que o país está disposto á cooperar em todos os domínios, com os parceiros, a fim de crescer e garantir segurança aos seus concidadãos.

Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia (UE) acreditado na Guiné-Bissau Sónia Neto,  assegurou que, na Guiné-Bissau, ela e a sua equipa estão abertas para a um diálogo e discussão com todas as partes envolvidas no fortalecimento de Estado de Direito e no futuro do país.

“Cientes dos obstáculos que enfrenta a Guiné-Bissau, esta actividade de formação e reflexão, pretende reforçar a capacidade e a integridade das instituições judiciárias guineenses. Não deixo de mandar palavras de apreço a entidade que tem estabelecido relações de confiança com os seus parceiros internacionais e regionais com os quais fortalecem o combate ao crime organizado  na Guiné-Bissau”, sustentou a Embaixadora.


 O Reitor da Universidade Amílcar Cabral, Fodé Mané, defendeu que um Estado de Direito tem limites da liberdade, acrescentando  que o mesmo significado se enquadra na teoria da universalidade dos direitos humanos.

Fodé Mané assegurou que sendo assim a Universidade Amílcar Cabral tem a obrigação de participar na construção do Estado do Direito, e no alargamento da cooperação e assim como na  sua universalizaçãoANG/LLA/ÂC//SG
   

Sem comentários:

Enviar um comentário