terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CPLP


        Líderes sindicais  analisam formas de melhorar diálogo social
Bissau, 18 fev 20 (ANG) -  Líderes sindicais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão a abordar,  desde segunda-feira, em Luanda, a cooperação internacional e criar redes de sindicatos, bem como desenvolver planos de acção para implementar estratégicas e melhorar o diálogo social dentro da Comunidade.
O encontro vai permitir desenvolver a capacidade dos sindicalistas para promover a aplicação das normas laborais e chamar atenção sobre as violações dos direitos laborais, incluindo a capacidade de seguir os procedimentos das normas internacionais de trabalho e o papel dos sindicatos na aplicação das normas de trabalho.
Em declarações à Angop à margem do seminário sobre as “Normas Internacionais do Trabalho, a directora do departamento de actividades para os trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Maria André, referiu ser fundamental a promoção do diálogo social, assim como as decisões que devem ser tomadas com a participação de todos em relação a gestão das empresas e do mercado do trabalho.
Segundo a responsável, a OIT, por ser uma organização normativa, desenvolve normas internacionais que servem, por um lado, para proteger os trabalhadores, e por outro promover empresas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento económico de cada um dos países.
Acrescentou ser importante formular estratégias para defender os direitos do trabalhador mediante as actividades de promoção, acções legais, campanhas, bem como outras actividades relacionadas.
Participam do seminário que decorrerá de 17 a 19 do corrente mês, 16 líderes sindicais de Angola, Moçambique, são Tomé e Guiné-bissau.ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário