terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Cacheu


Primeiro Simpósio Internacional sobre histórias e memórias da escravatura   arranca na quarta-feira

Bissau,18 Fev 20(ANG) -  A cidade de Cacheu, região com o mesmo nome no norte da Guiné-Bissau, vai acolher de 19 à 22 de fevereiro de 2020 o primeiro Simpósio Internacional denominado “Cacheu caminho de escravos. Histórias e memórias da escravatura e do tráfico na África Ocidental”.
A iniciativa foi tornada pública na segunda-feira, pelo Coordenador do projeto “Cacheu di si cultura i istoria”, Tumane Camará, durante uma conferência de imprensa, realizada nas instalações da Organização Não Governamental – Ação para o Desenvolvimento (AD), em Bissau.
Camará, que também dirige a ONG AD, explicou na sua comunicação que o simpósio servirá para fazer uma reflexão sobre o papel da cidade histórica na escravatura e do tráfico na África Ocidental há 400 anos.
Sublinhou o fato de a sua organização inscrever o memorial de Cacheu a nível mundial passando a servir de ponte, não apenas para se debruçar sobre a escravatura, mas também inscrever a escravatura numa dinâmica para o desenvolvimento da cidade.
Por outro lado, o coordenador Técnico e Científico do Memorial da Escravatura, Cláudio Arbore destacou que o evento permitirá que  Cacheu possa viver uma nova fase em que o memorial vai abrir uma rede nacional ao mundo de académicos e investigadores.
“Neste simpósio, haverá debates sobre o porquê de algumas partes da história da escravatura terem sido silenciadas e esquecidas”, e quem deveria estar à frente de política da memória nacional?”referiu.
O projeto “Cacheu di si cultura i istoria” abrange o período de 2016/2020 e visa a conservação e valorização do património histórico e cultural da antiga cidade de Cacheu.
O projeto trabalha igualmente na promoção de indústrias culturais para o desenvolvimento humano e crescimento socioeconómico, criando novas oportunidades de emprego e rendimento. ANG/O democrata


Sem comentários:

Enviar um comentário