sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Infraestrutura


  Ministra de Administração Territorial inaugura mercado de venda de gados

Bissau,07 Fev 20(ANG) – A ministra de Administração Territorial e Gestão Eleitoral afirmou que ter gados  num espaço com cuidados veterinários diminui a situação de consumo de carnes verdes deteorizados.

Maria Odete Costa Semedo que falava hoje na cerimónia de inauguração do Mercado de venda de gado bovino,caprino e suíno,da cidade de Bissau, disse que com a referida infraestrutura, acredita que estão a dar um passo em termos de higienização daquilo que é a alimentação das populações.

“Estamos aqui para assistir a entrega deste espaço tão importante para a vida não só dos gados como para os seres humanos.Isto é uma actividade que está prevista no programa do Governo e que consiste em trazer a população a salubridade e um conjunto de serviços que possam contribuir para a boa saúde”, afirmou.

A governante sublinhou que ocorreu há uns anos atrás um surto de carbunculo que  afectou também aos seres humanos, acrescentando que é uma doença animal, mas quando mal cuidada e tratada passa para os humanos.

Disse que a preocupação da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), entidade financiadora da obra, é de incluir a Guiné-Bissau no quadro de abastecimento de infraestruturas de melhoria de qualidade de vida.

“Eles apoiam na construção de infraestrutura e nós temos o dever e o direito de trabalhar para que esta infraestrutura seja bem gerida e mantida a higiene e uma gestão para que possa trazer algo de bom”, aconselhou.

Segundo a  ministra de Agricultura e Florestas, Nelvina Barreto a referida infraestrutura foi financiada pela UEMOA no montante de 210 milhões de francos CFA.

Nelvina  informou que o Mercado vai permitir uma concentração do gado que são abatidos para o consumo, frisando que terão ali os seguimentos veterinários com a vacinação à entrada e inspecção à saída.

Adiantou  que a concentração desses animais no referido local vai impossibilitar que estejam a circular em espaços públicos, pondo em risco a vida das pessoas nas estradas.

“Gostaríamos de agradecer a UEMOA por este gesto de colaboração  com o Estado da Guiné-Bissau e esperamos poder continuar a contar com o seu apoio para podermos alargar essa iniciativa à outras localidades do país que também carece dessa infraestrutura”, disse.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário