quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020


                    Cacheu sagrou-se  vencedor do desfile nacional 

Bissau, 26 fev 20 (ANG) – A região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau foi o vencedor do desfile nacional do Carnaval 2020, com 16,9 pontos, a região de Quinará ficou na 2ª posição com 16,7 pontos e grupo de Chão de Papel/Varela no 3º lugar, com 16,6 pontos.

O 1º lugar do desfile nacional vai receber  6 milhões de francos cfa, 4,5 milhões para o 2º lugar e 2 milhões de francos CFA vai para o 3º lugar.

Na ocasião, o presidente da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2020, Jorge Camilo Handen chamou a atenção aos guineenses no sentido de refletir e pegar a cultura como a identidade do país, porque o carnaval é um momento que traz sempre a união e coesão.

Jorge Handen considerou de positivo o desfile nacional realizado no Estádio 24 de Setembro, que segundo ele, permitiu levar a imagem positiva do país tanto a nível nacional assim como internacional, sustentando que fazer os desfiles no estádio foi um grande desafio da sua comissão.

“Na nossa perspetiva, pensamos que fazer o carnaval no estádio é uma forma positiva de pensar e passar a imagem do país, por isso, aconselho a próxima comissão a seguir esse caminho que é o da eficácia, de sucesso e inovação. Contudo, a inovação as vezes traz muitas desconfianças, mas para nós ela é única via de fazer algo positivo para o país”, salientou.

Disse que todos os grupos desfilados conseguiram trazer elementos culturais que fazem parte das etnias do país desde as trajes, danças, cânticos e máscaras para demonstrar que é possível conviver na base de diferenças étnicas, culturais e religiosas.

“As mensagens que foram transmitidas hoje, através dos nossos grupos carnavalescos, querem mostrar-nos  que a nossa diversidade e diferenças é uma oportunidade e não uma ameaça à sociedade”, disse Handen.

Aquele responsável disse ainda que os grupos mostraram de uma forma ordeira e clara aquilo que os guineenses são, acrescentando que a Guiné-Bissau é um país rico culturalmente com povo humilde e nobre, onde toda gente tem um espaço de convivência.

Jorge Handen disse que o desejo da sua comissão é de profissionalizar os grupos carnavalescos para poderem ir apresentar e difundir os valores culturais guineenses ao nível internacional, adiantando que uma das suas metas é internacionalizar o carnaval guineense.

Na classificação de máscaras ficou no 1º lugar a máscara nº 21 de Bubaque com 17 pontos, no 2º lugar a máscara nº 28 de Quelelé com 16,5 pontos e máscaras nº 25 ,de Bolama e 8ª  de Quinara obtiveram 15,2 pontos.

As premiações para a categoria de máscaras, 1º lugar irá receber 800 mil  francos CFA, 2º lugar 600 mil francos e 3º lugar receberá 400 mil.

Desfilaram 11 grupos  no carnaval 2020, 8 vindos das oito regiões e dois do Setor Autónimo de Bissau (SAB).

O canaval 2020 decorreu sob o  lema: Reforço da Identidade nacional e Transformação Social. ANG/DMG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário