quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Presidenciais 2019/2ª volta


Primeiro-ministro diz que convocação da Sessão de  investidura de Chefe de Estado é da competência do Presidente da ANP

Bissau, 27 Fev 20 (ANG) – O Primeiro-ministro afirmou  quarta-feira que a convocação da Sessão Plenária  Especial para investidura de Chefe de Estado é da competência exclusiva do Presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP).

A afirmação do Aristides Gomes vem expressa num comunicado à imprensa a que a ANG teve acesso no qual indicou que segundo o regimento parlamentar da ANP, nos artigos 154º e 155, a tomada de posse de um Presidente da República Eleito decorre numa Sessão Especial e deve ser antecedida da formalidade prévia de apresentação da Acta de Apuramento Nacional, o que, como se sabe, é objecto de recurso contencioso junto do Supremo Tribunal de Justiça.

O documento refere ainda que o governo tomou conhecimento através dos órgãos de Comunicação Social de reiteradas declarações do candidato Umaro Sissoco Embaló, segundo as quais o seu empossamento será hoje dia 27 de Fevereiro de 2020.

A nota do governo refere que, mesmo sabendo que aquela intenção do candidato declarado pela Comissão Nacional das Eleições(CNE) como vencedor das eleições presidenciais da  segunda volta realizada a 29 de Dezembro 2019 vai contra a Constituição da República alguns actores políticos têm estado alinhados com este acto, tendo o considerado de autêntico “Golpe de Estado”contra as instituições democráticas, nomeadamente o Supremo Tribunal de Justiça, Assembleia Nacional Popular e o Governo.

Perante esta deriva dos apoiantes do candidato Umaro Sissoco Embaló o gabinete do PM apela as forças de defesa e segurança a assumirem o seu papel de garante da segurança e ordem pública pelas eventuais consequências que podem advir da tentativa de subversão dos valores democráticos, que constituem o Estado de Direito Democrático.

O gabinete do PM aproveita este comunicado para informar a opinião pública nacional e internacional da realização, quarta-feira, da reunião do Conselho da Segurança Nacional, na qual entre vários pontos, foram discutidos as implicações das declarações de Umaro Sissoco Embaló, tendo os responsáveis do governo na área da defesa e segurança bem como as chefias militares reafirmado a sua  fidelidade à Constituição e aos poderes legalmente instituídas.

Perante o posicionamento do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama de aguardar pela decisão final do Supremo Tribunal de Justiça sobre o contencioso eleitoral para depois organizar a investidura do presidente eleito, o vice-presidente da ANP, Nuno Na Bian assumiu o protagonismo de convocar uma reunião da Comissão Permanente  da qual saiu a decisão de convocar uma sessão parlamentar especial, destinada a investidura de Umaro Sissoco Embaló, nas funções de Presidente da República, esta quinta-feira, pelas 12H00, num dos hotéis de Bissau. ANG/JD/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário