terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

África do Sul


      Ex-presidente De Klerk retrata-se de comentário sobre Apartheid

Bissau, 18 fev 20 (ANG) -  O antigo presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk retratou-se de um comentário sobre o Apartheid que fez na semana passada durante uma entrevista à SABC.

Nelson Mandela e Frederik de Klerk
Na entrevista, De Klerk afirmara que o Apartheid "não foi um crime contra a humanidade" e face à onda de críticas que se seguiram pediu desculpa e retirou o seu comentário, noticiou a Lusa.
De Klerk disse ainda que o Apartheid foi um duro sistema de segregação racial que esteve em vigor na África do Sul entre 1948 e 1994 e “não foi um crime contra a humanidade”.
A afirmação do antigo chefe de Estado gerou uma onda de revolta e de críticas em todo território sul-africano.
As Nações Unidas, que declararam o Apartheid como um crime contra a humanidade em 1973, foram uma das organizações que condenaram as palavras do antigo líder sul-africano.
Por seu turno, o vencedor do Nobel da Paz e antigo arcebispo Desmond Tutu também criticou De Klerk e instou-o a retirar o seu comentário. Algo que aconteceu na segunda-feira, de acordo com a Associated Press.
Através da sua fundação , a FW de Klerk Foundation, o ex-presidente da África do Sul pediu desculpas pelo seu comentário e retirou-o devido à “confusão, raiva e dor que gerou”.
De Klerk concordou com Desmond Tutu e frisou que “este não é o momento para trivializar sobre os níveis de inaceitabilidade do Apartheid. Foi totalmente inaceitável”.
F.W. de Klerk foi o último presidente da África do Sul sob o qual vigorou o Apartheid. Foi ele que anunciou a libertação de Nelson Mandela da prisão há 30 anos, abrindo o caminho para o fim do Apartheid e para as primeiras eleições livres para todas as raças em 1994. Esse escrutínio culminou na ascensão ao poder de Mandela.
De Klerk foi laureado depois com o Prémio Nobel da Paz em conjunto com Nelson Mandela pelo papel que ambos desempenharam na transição social e política na África do Sul.
Na sequência do seu comentário, o advogado Dali Mpofu criou uma petição online na qual pede que seja retirado o Nobel da Paz a De Klerk.
Essa petição já conta com mais de dez mil assinaturas. Cerca de 21 mil pessoas morreram durante o Apartheid na África do Sul.ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário