quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Presidenciais 2019/2ª volta


Colectivo de Advogados do PAIGC avança com novo recurso de impugnação no Supremo Tribunal de Justiça

Bissau,26 Fev 20(ANG) – O colectivo de advogados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), avançou com um novo recurso de impugnação dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de Dezembro 2019 no Supremo Tribunal de Justiça, cuja vitória foi atribuída ao Umaro Sissoco Embalo.

Na terça-feira depois de mais uma reunião com representantes das candidaturas de Umaro Sissoco Embalo e Domingos Simões Pereira, a Comissão Nacional de Eleições voltou a reafirmar os resultados da segunda volta do escrutínio presidencial, apesar de declarar em acta da mesma reunião que das 10 regiões eleitorais apenas recebeu 2 actas de apuramento regional.

Em nome do colectivo de advogados do PAIGC, Gabriel Umabano disse que a CNE foi confrontada com séries de irregularidades à começar desde a ausência de actas de apuramento regionais entre outras.

“Nós esperávamos que a CNE tivesse humildade de reconhecer as falhas e voltar para trás e fazer as correções que se ajustassem a realidade e não foi este a postura da CNE infelizmente e portanto não nos resta outra alternativa a não ser recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça e pedir a ele próprio enquanto Tribunal eleitoral que julgue este comportamento”, explicou.

No acórdão divulgado na sexta-feira passada, o Supremo Tribunal de Justiça não reconheceu os trabalhos feitos pela CNE, a pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que consistiram na "verificação da consolidação nacional dos dados eleitorais".

Os juízes conselheiros esclareceram que "não apreciam atos de valor extraprocessuais pretensamente eleitorais, praticados em cumprimento de recomendações políticas".

Segundo a CNE Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45 por cento.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário