segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Instituto Marítimo e Portuário


 Sociedade Norueguesa de Salvamento aos Náufragos doa coletes  Salva-vida

Bissau,17 Fev 20(ANG) – Mais de 150 coletes salva-vidas e seis rádios de comunicação VHS constituem o lote de  materiais doados hoje pela Sociedade Norueguesa de Busca e Salvamento aos Náufragos ao Instituto Marítimo e Portuário da Guiné-Bissau.

Na cerimónia de entrega dos referidos materiais, o chefe da Sociedade Norueguesa de Busca e Salvamento aos Náufragos, Helge Reppe disse que esta é a terceira vez que estão de visita à Guiné-Bissau, tendo qualificado de excelente  a cooperação entre os dois países.

Reppe disse que os materiais  entregues são insuficientes para  as necessidades da Capitania dos Portos da Guiné-Bissau,  e referiu que  estão no país para partilhar  experiências com os técnicos guineenses do sector.

“Na Noruega nós trabalhamos como profissionais na área de salvaguarda de vidas humanas e socorro aos náufragos”, explicou.

Disse esperar que a cooperação entre as duas instituições  continue para que futuramente possam formar uma boa equipa de busca e salvamento.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Marítimo e Portuário, Batista Té manifestou a sua satisfação pelo apoio recebido desta instituição norueguesa.

Aquele responsável sublinhou que após assumir as referidas funções em Agosto do ano passado, propõe a criação de uma direcção de Relações Internacionais, de forma a promover parcerias com as suas congéneres de outros países.

Batista Té acrescentou que viajaram para muitos países com o objectivo de procurar apoios para relançar o Instituto Marítimo e Portuário, tendo em conta que a Guiné-Bissau se depara com enormes carências, no que toca com a situação do mar.

Disse que o Instituto Marítimo não dispõe de meios sobretudo para cobrir as zonas insulares, em termos de comunicações e de salvamento.

“Devo dizer obrigado ao congénere da Noruega que se prontificou em satisfazer o nosso pedido em termos de apoios materiais”, disse, acrescentando que os materiais serão utilizados em prol da segurança das populações.ANG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário