quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020


Secretário de Estado da Cultura satisfeito com a forma como decorreu o desfile carnavalesco

Bissau, 26 fev 20 (ANG) – O Secretário de Estado da Cultura disse estar satisfeito com a conclusão de mais um processo que é o desfile nacional de Carnaval 2020 em que o Grupo da Região de Cacheu se sagrou vencedor.

 António Spencer Embaló que falava aos jornalistas após o desfile nacional do carnaval 2020 realizado no Estádio 24 de Setembro.

Disse  esperar que o próximo ano seja  melhor esperando que os parceiros empresariais estejam  mais activos para lhes acompanhar nesse processo.

“Damos um passo importante porque conseguimos trazer o carnaval a um espaço diferente. Na minha opinião, desde 2016 é que o carnaval podia funcionar nesse Estádio perfeitamente, obviamente que é uma novidade para maior parte dos guineenses porque não estão habituados a assistir o carnaval nesse espaço”,disse Spencer Embaló.

Declarou ainda que ficou satisfeito de ver o Estádio cheio mais que do que a lotação habitual acrescentando que conseguiu realizar seu sonho porque a sua inquietação era ver as famílias assistindo desfiles sem espaços para sentar comodamente.

Em  entrevista exclusiva à ANG, a cidadã Teodora Inácia Gomes que estava assistindo o desfile criticou que é preciso trazer mais o Entrudo, porque ajudava na educação das crianças.

“No meu ponto de vista, é preciso voltar ao carnaval antigo, que era o de entrudos. Esses entrudos ajudavam na educação das nossas crianças porque as faziam temer, evitando-as de fazer maus comportamentos na sociedade. As crianças atualmente não temem de nada”, disse.

Segundo Teodora, o carnaval é a demonstração da cultura e tradição, e tem o seu significado na sociedade sobretudo no espírito da educação, de respeitar diversidades culturais de cada etnias que compõem o país.

Inácia Gomes desafia aos guineenses a recuperarem o carnaval antigo,  senão , segundo ela, tornará difícil identificar as origens das diferentes etnias e o carnaval permite muitas pessoas a conhecer e darem valores as diferentes culturas.

Criticou  comportamentos daqueles que passam todo esse período nas barracas e não se preocupam em vestir  e manifestar o carnaval.

“Não gostei do comportamento de algumas pessoas que preferem passar todos os dias de carnaval nas barracas. Para mim, as barracas devem fechar no período do dia para permitir-nos vestir e brincar o carnaval como antigamente.A noite quem quer ir à barracas pode. Imaginamos só, se toda gente foi sentar nas barracas, o que é do nosso carnaval?”, sublinhou Inácia Gomes.

O carnaval 2020 decorreu sob o lema: O canaval que tem como lema: Reforço da Identidade nacional e Transformação Social. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário