sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Homenagem


              Uma rua de Loulé baptizado com nome de Koumba Yalá

Bissau, 21 Fev. 20 (ANG) – A Câmara Municipal de Loulé, Portugal baptizou  recentemente uma rua daquela cidade com o nome de Koumba Yalá, líder fundador do Partido da Renovação Social(PRS).

 Em conferência de imprensa esta sexta-feira Mário Pires, um dos fundadores do PRS , e quem chefiou a delegação do partido que se deslocou a Portugal para o efeito,felicitou a iniciatva destacando que o falecido líder dos renovadores  fez grandes amizades em Loulé ao ponto de se considerar um louletano de coração para sempre.

Kumba Yalá estudou e jogou futebol em representação do FC de Louletano.

"Para  os responsáveis da Autarquia de Loulé, a integração do nome de Kouma Yalá na toponímia local constitui uma forma de perpetuar a memoria de um homem  que a carreira pública permitiu alcançar pela via da democracia, o mais alto cargo da nação, a Presidência da República “disse Mário Pires.

Segundo  Mário Pires, Koumba é uma personagem político incontornável e um pan-africanista que mesmo após a morte pode ver seus legados que os guineenses não souberam aproveitar ao contrário dos portugueses que aproveitaram a sua obra a ponto de lhe renderam a homenagem póstuma.

Para Elisabete Yalá,  viúva do Koumba Yalá, a homenagem à memória do seu falecido marido “representa um motivo de orgulho para a  família  porque este tipo de homenagem não é feito a qualquer um mas  sim às pessoas que deixaram  marcas positivas”.

"Quando o Koumba voltou de Loulé na abertura política no país lutou muito para que a democracia possasse a reinar na Guiné-Bissau. Antes da democracia ninguém tinha a coragem para enfrentar o regime de altura. O Koumba Ialá  o fez mostrando justiça e a verdade às pessoas mas foi ignorado pelo seu Povo tendo merecido louvor no estrangeiro”, disse.

A viúva de Koumba Yalá disse  que as pessoas que não percebiam a ideologia do seu falecido marido  acabaram por entender que  ele era uma pessoa “muito importante, com grande valor e  que podia salvar o país”.
ANG/MI/ÂC//SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário