sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Política


Conselho de Ministros qualifica tomada de posse de  USE  “usurpação
de poder”

Bissau, 28 Fev 20 (ANG) – O Conselho de Ministros qualificou  quinta-feira a tomada de posse do candidato Umaro Sissoco Embaló(USE) como acto de usurpação  de competência e de poderes constitucionais reservados á um Presidente da República democraticamente eleito, facto que, para todos os efeitos, consubstancia um “autêntico golpe de estado”.

A qualificação  consta no comunicado da V sessão Ordinária do Conselho de Ministros que contou com a participação de membros da comunidade internacional, nomeadamente o P5(UE,CEDEAO,CPLP,UA...) e representantes do corpo diplomático acreditado  no país.

Aristides Gomes justificou que a convocação da comunidade internacional, prende-se com a necessidade de a transmitir  um conjunto de informações decorrentes da decisão unilateral do candidato USE, de tomar posse e auto proclamar-se Presidente da República da Guiné-Bissau.

O conselho de ministros condenou “com total veemência”, a atitude despótica do candidato USE de marcar, ele próprio, a data da sua tomada de posse, à margem da Constituição da República, das demais leis e particularmente do desfecho do processo de contencioso eleitoral  sob alçada  do Supremo Tribunal de Justiça.

O colectivo ministerial ainda salientou o que considera ser  “atitude cúmplice dos sectores das forças armadas, particularmente do Batalhão da Guarda Presidencial”, para a viabilização dessa tomada de posse banalizando e desrespeitando a Assembleia Nacional Popular, único órgão de soberania , com competência para dar posse ao presidente da República eleito.

Em relação ao presidente cessante o documento refere que ,já no fim do mandato,José Mário Vaz resolve envergar e tentar decapitar, mais uma vez o Estado  soberano da Guiné-Bissau, a apadrinhar o acto de investidura de USE abrindo-lhe, de forma indevida quanto leviana, as portas do palácio, património do povo guineense como se se tratasse de sua propriedade privada.

O Conselho de Ministros apela ás forças vivas da nação a se manterem calmas e serenas e a desenvolverem esforços que se revelarem oportunos em ordem a preservação do clima paz até aqui reinante no país.

Por essa via, o Governo responsabiliza  Umaro Sissoco Embaló, por todas as consequências  que poderão advir dessa usurpação de poderes  e competências consumada, considerando-a de traição á pátria , susceptível de perigar a paz,  estabilidade, sã convivência  inter-étnica  e inter-religiosa de há muito reinante na Guiná-Bissau. ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário