sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Turismo


Associação dos Operadores do sector manifesta disponibilidade de colaborar com a Secretaria de Estado de Turismo

Bissau,07 Fev 20(ANG) – O Vice-presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau disse congratular-se com o conteúdo da entrevista que a Secretária de Estado de Turismo e Artesanato concedeu na semana passada à Agência de Notícias da Guiné(ANG).

“Foi com agrado que tomamos conhecimento da entrevista proferida pela Secretária de Estado do Turismo e Artesanato, Catarina Taborda à ANG, porque vai no sentido das nossas preocupações”, enalteceu Rui de Carvalho em declarações à ANG.

Aquele responsável afirmou que sempre foi a sua política trabalhar em estreita colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo assim como outras instituições estatais, associações patronais ou sindicatos do sector.

Rui de Carvalho sublinhou que só com um diálogo franco e aberto se pode convergir todas as experiências  e fazer entender os diversos pontos de vista e encontrar as soluções duráveis e sustentáveis.

“A nossa voz é igualmente do conjunto dos nossos associados. Não é a voz de um único operador porque por maior que ele seja é normal que um individuo defenda os seus interesses ou da sua empresa”, disse.

Afirmou que na Associação, os interesses pessoais não têm cabimento se não fazendo parte de um todo, acrescentando que é o interesse colectivo que deve prevalecer, e em defesa de todos.

Salientou que, por isso devem fazer chegar às instituições governamentais as preocupações dos seus associados assim como trazer junto deles as preocupações e o ponto de vista do Governo, ajudando na implementação das directrizes emanadas.

“Tal como a Sra. Secretária de Estado, achamos que todos nós somos responsáveis para  criar uma boa imagem do  país no exterior e por temos trabalhado nesse sentido”, disse.

Rui de Carvalho sublinhou que o país tem grande diversidade de património natural e de riquezas em biodiversidade, condições paisagísticas e climáticas excepcionais, vasto património históricas e culturais com cerca  de 40 etnias que constituem um verdadeiro mosaico de povos e cultura.

Adiantou que o país tem um Povo hospitaleiro e um nível de segurança bom com baixo nível de criminalidade.

“Achamos louváveis as medidas preconizadas pela Secretária de Estado do Turismo e Artesanato para o desenvolvimento do sector, nomeadamente aprovação e actualização do quadro jurídico do sector, a formação na área de hotelaria e restauração e turismo em geral”, elogiou.

Disse que gostariam  que a Secretária de Estado do Turismo fosse mais além com a dinamização do Conselho Nacional do Turismo que já existe mais não funciona, a implementação de um Plano Estratégico Nacional e Director do Turismo, bem como a promoção de uma política fiscal que incentiva o desenvolvimento de actividade turística e acções de formação de empregados e empregadores, entre outros.

A secretária de Estado do Turismo e Artesanato afirmou na entrevista concedida à ANG na passada semana que ,considerou a Associação dos Operadores Turísticos e Similares de um parceiro privilegiado da sua instituição. 

“A primeira coisa que fiz depois da minha tomada de posse é de reunir com Associação dos Operadores Turísticos para encontrar a melhor forma de trabalhar, e mostrei sempre a minha abertura  a Associação, mas não sei o porquê que estão a dizer que não existe uma colaboração da minha parte”, exclamou Catarina Taborda.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário