segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Camarões


   ONU acusa forças governamentais de matar civis numa região anglófona
Bissau, 17 fev 20 (ANG) - Homens armados mataram sexta-feira 22 civis, dos quais 14 crianças, numa região anglófona dos Camarões (Noroeste), anunciou domingo uma fonte da ONU citada pela a oposição.
As ONG locais atribuem o acto às forças governamentais, que  há três anos combatem os grupos armados secessionistas anglófonos, uma informação desmentida pelo porta-voz do Exercito camaronês.
Segundo James Nunan, chefe do bureau de coordenação dos Assuntos humanitários da ONU (OCHA), dos mortos constam 11 adolescentes de sexo feminino, nove adultos  e menores de cinco anos.
Enquanto isso, um agente da Policia nigerina morreu domingo na fronteira com o Mali, na sequência de um ataque terrorista naquela região Oeste do Níger.
De acordo com as autoridades locais, a estratégia dos terroristas visa a intimidar e criar uma psicose de guerra nas populações, com o intuito de incita-las a abandonarem as suas localidades de origem.
Situada nas três fronteiras entre o Níger, o Mali e o Burkina Faso, a região de Tillabéri vive, há tres anos, ataques recorrentes e muito  mortíferos dos grupos jihadistas.
Um balanço oficial indica que  nos três ataques registados em Janeiro e Dezembro de 2019, incluindo o de oito de Janeiro último, foram mortos  174 soldados governamentais.
Isso acontece numa altura em que se prepara a primeira volta das presidenciais e das legislativas nigerinas, previstas para o dia 27 de Dezembro do corrente ano. ANG/Angop/ AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário