terça-feira, 31 de maio de 2016

Porto de Pescas



      Entrega de máquina empilhadora para carga e descargas do pescado

Bissau, 31 Mai 16(ANG) - O Porto de Pescas de Alto Bandim, em Bissau conta a partir de agora com uma máquina empilhadora com capacidade de descarga de 5 toneladas do pescado.
 
No acto da recepção do referido equipamento, adquirido com apoio financeiro da União Europeia no valor de 34 milhões de Francis cfa, o Assessor Principal do Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, António Domingos Tubento, afirmou que o gesto enquadra-se no cumprimento do Programa do Governo .

Aquele responsável sublinhou que a Direcção Geral de Administração do Porto de Pescas foi criada com o objectivo de  trabalhar para a  dinamização das  actividades dos actores do sector das pescas, tanto ao nível artesanal como industrial.

"Sabemos que construir um Porto de Pescas desta envergadura passa por várias etapas. Acabamos de ter uma primeira fase que é a criação desta infra-estrutura e agora entramos na segunda fase que passa pelo seu equipamento", informou.

Domingos Tubento disse que a máquina empilhadora faz parte de um lote de equipamentos de tratamento do pescado, obedecendo as normas de higiene exigidas internacionalmente.
Exortou a Administração do Porto de Pescas para cuidar do equipamento porque  vai diminuir o esforço que os trabalhadores fazem  na descarga dos pescados.

Por sua vez, o Director Geral da Administração do Porto de Pesca, Hugo Nosoline, disse que o equipamento foi comprado para operacionalizar as actividades do  Porto  sobretudo em descarga e cargas de bens, pescados entre outros.

"Penso que é uma prenda para a dinamização dessa infra-estrutura e vai ser conservado da melhor forma", prometeu.

Hugo Nosoline disse  esperar que aos poucos o Porto de Pescas supere as suas dificuldades em termos de equipamentos, acrescentando que é uma infra-estrutura que custou ao Estado guineense cerca de quatro mil milhões de francos CFA financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

"Sabemos que as obras do Porto de Pescas ainda não estão  concluídas. Encontram-se na sua primeira fase. Graças aos esforços de todos vamos  torná-lo mais atraente para que possa ser útil e justificar as razoes pelas as quais o governo o construiu, dentre as quais iniciar os trabalhos de exportação do pescado", disse.

A máquina empilhadora foi entregue pelo Director Geral da empresa Caterpilar o vencedor do concurso para a sua aquisição. 
ANG/ÂC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário