quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dia de África


Ban Ki Moon  pede alinhamento de agendas mundiais e continentais para o desenvolvimento global

Bissau, 25 Mai 16 (ANG) – O Secretário-geral das Nações Unidas alerta para a necessidade dos países alinharem as agendas mundial e continental  numa  abordagem visando a harmonização, planeamento, implementação e monitorização das actividades para um desenvolvimento sustentável.

Em mensagem alusiva ao 25 de Maio, dia de África, Ban Ki Moon mostra que as duas agendas partilham princípios estratégicos semelhantes, com foco em pessoas, prosperidade, sustentabilidade ambiental, justiça, direitos humanos e parcerias mutuamente responsáveis.

No comunicado, o Secretário-geral da ONU informa que no âmbito da Agenda 2063, as prioridades da África inclui o investimento no seu povo, com ênfase nas mulheres e jovens.

Para Ban Ki Moon, a África também tem a oportunidade de prosseguir com a sua industrialização de uma forma ambientalmente mais sustentável, nomeadamente, através da agricultura climaticamente inteligente, energia renovável e redução da desflorestação.

"Encorajo aos países africanos e  seus parceiros a não pouparem esforços para fazer avançar estas prioridades", disse Ban KI Moon salientando que a organização que lidera está empenhada em apoiar esses esforços.

Destacou  que as perspectivas económicas de África são boas, apesar do cenário económico global de incertezas. Adiantou que o crescimento deverá aumentar para 4,4 por cento em 2016, em relação a 3,7 por cento registado em 2015. 

"Exorto os líderes africanos a usarem esses ganhos para abordar as crescentes desigualdades sociais e económicas, e garantirem que nenhum africano seja deixado para trás. Isto é crucial para combater as causas profundas dos conflitos” , refere a nota.

Ban Ki Moon encorajou também a luta contra o terrorismo, extremismo violento e promoção da paz e a estabilidade, tendo felicitado a iniciativa “ousada” da África em querer "Calar as armas até 2020", que é um dos projectos emblemáticos da Agenda 2063, do Plano de Implementação, o primeiro previsto em dez anos.

O sucesso da implementação destas novas agendas, segundo ele, exigirá uma parceria de cooperação renovada para o desenvolvimento entre os governos africanos, entidades das Nações Unidas, a Comissão da União Africana, a Agência da NEPAD, as comunidades económicas regionais e os parceiros de desenvolvimento. 

O líder da ONU adiantou que o sector privado também tem um papel fundamental a desempenhar na criação de postos de trabalho, promovendo a inovação de tecnologias e serviços, e no apoio a transição da infra-estrutura maciça necessária para cumprir os objectivos de desenvolvimento sustentável de África.

“No Dia de África, exorto todas as partes interessadas, a apoiarem a visão transformadora estabelecida nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2063. O que é bom para a África é bom para o mundo” , sublinha em mensagem,  Ban Ki Moon. 

 A União africana (UA), comemora o Dia da África que se assinala hoje com o lema;” Direitos Humanos com especial incidência sobre os Direitos das Mulheres”.

O lema tem como objectivo,  demonstrar o compromisso dos líderes africanos de colocar as mulheres à frente nos esforços de implementação da Agenda 2030 e 2063, em relação ao Desenvolvimento Sustentável. 

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário