quinta-feira, 12 de maio de 2016

Caju


Presidente da ANAG satisfeito com preços praticados na campanha 

Bissau, 12 Mai 2016 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG), considerou hoje de encorajadores, os preços praticados na compra de castanha de caju em diferentes regiões e sectores do país.

Em declarações á imprensa, Jaime Boles Gomes disse que, segundo   informações recolhidas pelos técnicos da ANAG nas regiões de Biombo, Oio e Cacheu, a castanha atingiu os 600 francos FCA por quilo, tal como no sector de Buba, sul do país. 

Acrescentou que  na zona Leste, concretamente em Bafatá, o quilo da castanha já é vendido à  650 francos.

No entanto, lamentou a fraca produção do caju este ano, mas relacionou o facto com eventuais poeiras provenientes de deserto de Shara e que provocam secas nas plantações. 

“Para melhor informação, é preciso que os conhecedores desta matéria como o Ministério da Agricultura, se pronunciem sobre o assunto”, disse o Presidente da ANAG.

De acordo com aquele responsável, tudo indica que haverá queda em termos do escoamento da castanha de caju do interior do país para a capital Bissau.

“Não acredito que este ano o escoamento da castanha de caju nesta primeira colheita, atinja os  60 ou 70 por cento, em relação ao ano passado, tendo em conta o flagelo que acima citei, ou seja a fraca produção de caju este ano”, alertou Boles Gomes.

O preço mínimo de  compra junto ao produtor estipulado pelo governo foi de 350 francos cfa, o quilo. 

ANG/LLA/JAM

   
 
   

Sem comentários:

Enviar um comentário