quinta-feira, 19 de maio de 2016

Crise política


Parlamento suspende “sine die” Sessão Ordinária em curso há duas semanas 

Bissau, 19 Mai. 16 (ANG) – A Mesa e a Conferência dos Representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia Nacional Popular (ANP) deliberaram quarta-feira suspender a Sessão Ordinária em curso, devido ao impasse no  funcionamento do parlamento .

A informação consta de um comunicado à imprensa deste orgão, que acrescenta que verificadas as condições, a Mesa da ANP comunicará aos deputados a data da retoma da  sessão.

No documento, a Asse
mbleia Nacional Popular também fundamenta a sua tomada de decisão, com o facto de os pontos constantes  da ordem do dia desta sessão estarem “directamente” ligados e dependentes ao governo.

Estavam previstos o debate e aprovacao do Orçamento Geral do Estado, o do Plano Anual de Desenvolvimento, entre outros.

Ainda segundo o Parlamento guineense, está em curso, o processo de negociação entre os partidos políticos com assento parlamentar, com vista ao estabelecimento dum acordo para garantir a estabilidade governativa até ao final da presente legislatura, bem como a formação de um  governo inclusivo.

Esta sessão da Assembleia Nacional Popular foi marcada pelas sucessivas suspensões, devido ao desentendimento, sobretudo entre as duas maiores bancadas parlamentares: PAIGC e o PRS no que se refere ao estatuto dos 15 deputados expulsos do Partido Africano para à Independência da Guiné e Cabo Verde, na ANP. 

ANG/QC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário