sexta-feira, 20 de maio de 2016

Aniversário da Galáxia de Pindjiguiti



  "Sociedade guineense se depara com crise de valores", diz Francisco Barreto

Bissau, 20 Maio 16 (ANG) – O secretário-geral do Ministério da Comunicação Social afirmou que a sociedade guineense enfrenta crise de valores  que cria perturbações na convivência entre os cidadãos e as instituições do país. 
 
Francisco Barreto falava hoje na abertura da conferência sobre "O Papel da Comunicação Social em Prol de uma Cidadania Activa, da Promoção da Paz e no Impulso para o Desenvolvimento Económico do país", organizada no quadro das comemorações dos 21 anos de existência da Rádio Galáxia de Pindjiguiti .  

Afirmou que o papel de informar e formar aos cidadãos para o exercício de uma cidadania activa é fundamental para que  um determinado número de cidadãos adquirem conhecimentos  que os levam a ter um papel importante nos destinos da sociedade.

Por outro lado, o Presidente da Comissão Organizadora da Conferencia Nacional “Caminhos para Reconciliação,  Paz e Desenvolvimento, disse que a paz não é só o calar das armas ou equilíbrio entre as duas forças em litígio.

Domingos da Fonseca lembrou que o país não está em guerra, mas  que ainda não tem uma paz efectiva, "porque a paz significa ter a escola para as crianças, tomar pelo menos três refeições diárias, ter acesso a saúde entre outros".

“A paz é fruto da justiça e sem ela não se pode falar da estabilidade, acrescentou. 

Fonseca chamou  a atenção aos homens da comunicação social sobre a importância que tem a promoção da paz, aconselhou-os a serem cuidadosos com os conteúdos a serem difundidos.

Segundo disse, os conteúdos podem trazer a paz ou provocar conflitos.

 Sublinhou que a construção dos conteúdos  deve começar no coração de cada cidadão.

Por sua vez, o Director de Antena da Rádio Galáxia de Pindjiguiti, Alfredo Maria Gomes disse que os 21 anos que se comemora  foram  de luta pela afirmação da democracia, direitos e deveres dos cidadãos bem como pela liberdade de imprensa na Guiné-Bissau.


Alfredo  Gomes adiantou que, depois de várias convulsões que o órgão sofreu, tem uma equipa jovem imbuída de espírito de trabalho e de sacrifício e que quer concentrar as suas acções no âmbito social, em particular no impulso do exercício da cidadania,  respeito pelos direitos humanos e na promoção da paz.

Enquanto jornalistas devemos ter a consciência da nossa responsabilidade, do nosso poder de construir a paz e de criar conflitos de várias naturezas.

Os realizadores da conferência apontam como objectivo da iniciativa, a recolha das opiniões e ideias sobre o sector, cujos resultados serão entregues formalmente ao Governo.

O evento contou com as participações de, entre outros, o Director do Centro Cultural Português de Bissau, Fábio Sousa e de Humberto Gomes em representação do Presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social.  
ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário