segunda-feira, 30 de maio de 2016

CEDEAO



                                        ENEFD vence torneio de futsal

Bissau 30 Mai. 16 (ANG) – A equipa da Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD) venceu no último fim-de-semana, por 7-3 a equipa do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) no final do torneio de FUTSAL co-organizado pelas Secretarias de Estado do Plano e Integração Regional e do Ordenamento do Territorial e Poder Local, no quadro das celebrações do 41º aniversário da CEDEAO e da Integração Regional.

A referido torneio enquadra-se nas actividades da Primeira Caravana de Integração Regional sob o lema: “Somos um povo com diversas culturas”, dedicado ao 41º aniversário da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

No final da partida, o assessor do Secretario de Estado do Plano e Integração Regional para a Área do Desenvolvimento Regional, António Có considerou de positiva a realização das actividades da Primeira Caravana de Integração “porque tornou a organização sub-regional (CEDEAO) mais conhecida ao nível das populações”.

Segundo António Có esta primeira actividade do género vai no sentido de promover a integração regional ao nível das populações dos Estados membros.

“Estamos à trabalhar no sentido de erradicar as cobranças de pessoas e bens nas fronteiras entre os países membros. Neste momento temos uma equipa que está a finalizar a fixação das placas de informações sobre a livre circulação de pessoas e bens no território da CEDEAO”, revelou.

Segundo António Có, faltam quatro anos para que a CEDEAO seja, efectivamente, dos povos porque até a data presente as questões ligadas as populações dos países da África Ocidental são discutidas entre os Chefes de Estados dos países membros.

"Mas, a partir de 2020, os problemas da CEDEAO passarão a ser discutidas ao nível dos povos da comunidade”, garantiu.

Para o capitão da equipa vencedora do torneio (ENEFD), Mamadu Bente Djaló, o segredo da vitória está na organização da equipa em termos técnico e físico.

“Apesar da equipa adversária ser mais jovem nós optamos por jogar na defesa e contra ataque para assim pegarmos de surpresa o nosso adversário”, explicou.

Para o treinador da equipa do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), Floriano Mota, a derrota de sua equioq se deve a  falta de preparação física e técnica.

No torneio participaram quatro equipas entre as quais uma equipa constituída por jogadores provenientes dos diferentes países francófonos da CEDEAO com residência na Guiné-Bissau.   
ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário