quarta-feira, 18 de maio de 2016

CEDEAO


Deputados analisam situacao socio-política dos estados membros

Bissau, 18 Mai 16 (ANG) - Os deputados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram terça-feira em Abuja,Nigéria, os trabalhos da Primeira Sessão Ordenaria de 2016, destinada a  apreciação e votação dos relatórios sobre a situação sócio-política dos 15 países membros da organização, à qual a Guiné-Bissau faz parte.


Intervindo na cerimónia de abertura,Mustapha Lo Cissé, Presidente do Parlamento da CEDEAO defendeu  vigilância e cooperação reforçada para eliminar o terrorismo, assegurar o respeito pelos direitos humanos  e a  livre circulação de pessoas e bens no espaço da CEDEAO com visita a estabilidade regional.

A Presidente do Tribunal de Justiça da CEDEAO, a guineense Maria do Céu Silva Monteiro destacou que, por constituir um mecanismo fundamental para enfrentar os desafios da deriva secundária, da livre circulação de pessoas e bens, da miséria e ostracismo das minorias, do combate ao narcotráfico e de incalculáveis problemas que põem em causa os direitos humanos na sub-região, não há tempo a perder.

Por sua vez o Presidente do Senado da Nigeria, Bukola Saraki, também se associou aos discursos tendo prometido apoio da sua instituição para as reformas para um Parlamento ao serviço comunitário.

A Guiné-Bissau está representada por quatro deputados, dois do PAIGC Adja Satú Camara e Rui Diã Sousa e dois do PRS Martina Moniz e Nbumhi Incada.

ANG
(Mamadu Candé, enviado especial da TGB em serviço especial para a ANG)

Sem comentários:

Enviar um comentário