sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pescas



UEMOA promete financiar 2ª fase do Projecto “Rias do Sul” 

Bissau, 6 Mai 16(ANG) – A União Económica Monetária Oeste Africana(UEMOA), prometeu financiar a segunda fase do Projecto de Pescas “Rias do Sul” que assegura a gestão dos rios Buba, Cacheu e Cacine.

A afirmação é do Comissário da UEMOA encarregue da Segurança Alimentar, Agricultura, Minas e Desenvolvimento, o guineense Ibrahima Diémé,  e foi feita no decurso da cerimónia de entrega de equipamentos do Projecto Rias do Sul realizada na passada quarta-feira na vila de Buba.

Ibrahima Diémé garantiu que haverá outro financiamento para a segunda fase do referido projecto e elogiou o desempenho das organizações parceiras como União Internacional de Conservação da Natureza(UICN), do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas(IBAP) e as instituições estatais ligadas ao sector das pescas.

Segundo o Comissário da UEMOA, devido os resultados da  implementação da primeira fase do referido projecto, a UEMOA sentiu-se encorajada em  financiar outros projectos deste género noutros países membros.

O Coordenador do Projecto, Raúl Jumpé, disse esperar que as experiências do Rias de Sul possam servir para o lançamento de projectos similares noutras partes da Guiné-Bissau, devido o impacto positivo que teve junto dos pescadores.

Indagado sobre as dificuldades durante a implementação do projecto Raúl Jumpe disse que  existem alguns aspectos  que devem ser reforçados, nomeadamente a fiscalização ao nível dos três rios de forma a eliminar as práticas de pescas não declarada nos rios.
 “ É preciso reforçar a formação dos pescadores em termos de resposta ao sistema de co-gestão implementado pelo Projecto”, disse.

O representante dos pescadores do Rio Grande de Buba, Malam Camara pediu para que sejam oferecidas canoas de pescas aos Homens do Mar de forma a evitarem de derrubar as árvores de grandes portes para a construção de pirogas.
Segundo aquele responsável, graças ao projecto, as suas mulheres têm   emprego e estão a ser alfabetizadas.

No quadro do apoio financeiro da UEMOA ao projecto “Rias do Sul” foi oferecido um conjunto de materiais entre os quais um grupo electrogéneo de 65 Kv, um depósito de armazenamento de água potável com capacidade de dez mil litros e uma pequena unidade fabril de produção de gelo com capacidade média de cinco toneladas diários.
O projecto Rias do Sul foi financiado pela UEMOA no valor e 1.6 milhões de francos CFA. 

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário