quinta-feira, 26 de maio de 2016

Crise política


Liga dos Direitos Humanos responsabiliza PR pela “deterioração social e económica” do país

Bissau, 26 Mai 16 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos responsabiliza a classe política, em particular o Presidente da República, pela “deterioração social e económica, resultante da paralisação injustificada da Administração Pública”, na sequência da queda do governo de Carlos Coreia.

De acordo com um comunicado à imprensa desta organização dos direitos humanos, à que a ANG teve acesso,  a Liga exige ao José Mário Vaz e aos principais actores políticos, a formação, a curto prazo, de um governo à luz da Constituição da República, capaz de assegurar os serviços públicos essenciais aos cidadãos.

Sobre o congelamento das contas do Estado, com o fundamento em suspeitas de corrupção, a Liga Guineense dos Direitos Humanos exorta a Procuradoria Geral da República a “conformar-se com o quadro legal vigente, priorizando mecanismos menos gravosos de fiscalização da actividade financeira do Estado”, com vista a evitar “mais sofrimento do povo”.

Às Forças de Defesa e Segurança, a Liga insta, no sentido de se permanecerem  neutros e na defesa dos valores republicanos, rejeitando quaisquer tentativas de instrumentalização.

Finalmente, a Liga Guineense dos Direitos Humanos apela ao povo guineense a continuar calmo e sereno, fazendo uso da sua “maturidade” em prol da paz e estabilidade social. 

ANG/QC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário