sexta-feira, 27 de maio de 2016

Novo Primeiro-ministro



Baciro Djá investido nas funções
 
Bissau, 27 Ma. 16 (ANG) - O Presidente da República afirmou hoje, no acto da posse do novo Primeiro-ministro, Baciro Djá,  que a Guiné-Bissau espera de um novo governo com “coragem, força e determinação, na transformação deste país e criação de riqueza e emprego para os seus filhos”.

José Mário Vaz acrescenta que o novo executivo, que será formado depois  tem pela frente “importantes e indispensáveis” reformas a implementar, e, “quase em todos domínios” da sociedade guineense, a fim de transformar o país num Estado sustentável, pago através do imposto cobrado aos cidadãos.

Ainda, no seu discurso, o Presidente da República pediu aos guineenses, sobretudos aos dirigentes políticos a colocarem “os interesses da nação acima dos seus interesses pessoais, de grupo ou de partidos”.

José Mário Vaz advertiu Baciro Djá que, o seu governo terá  sucesso se “for capaz de responder as exigências do País e resolver os problemas concretos da população.
Para isso, o Chefe de Estado recomenda  a definição “clara do seu papel enquanto governo e deixar todo o resto para quem sabe como se faz e quem faz”.

“ O sector privado é incontornável no processo de desenvolvimento de qualquer país” disse “JOMAV” para acrescentar que é “indispensável o entendimento” entre o Estado, “representado pelo governo” e o sector privado, para pôr em marcha a economia da Guiné-Bissau.

No plano internacional, o Presidente da República disse que está seguro de que os parceiros da cooperação “continuam sensíveis as necessidades do povo e confiantes na capacidade dos governantes guineenses ultrapassarem definitivamente esta crise”.
No entender do Presidente da República, “não é difícil desenvolver o país, tudo dependerá da equipa governamental a ser escolhida”.

Assim, José Mário Vaz aconselha uma “equipa” trabalhadora que escolha medidas e políticas acertadas e, também, “escolhendo o homem certo para o lugar certo, que sabe exactamente qual é a sua verdadeira missão”.

Por fim, o Presidente da República garante continuar a lutar para “consolidar a estabilidade política, inconformar com o subdesenvolvimento do país e apoiar o futuro governo do novo Primeiro-ministro Baciro Djá, com vista a criar condições para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

No acto, estiveram presentes, nomeadamente os titulares dos órgãos da soberania, com excepção do Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, conselheiros do Presidente da República, o corpo diplomático no país e a chefia das forças armadas da Guiné-Bissau.

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário