quinta-feira, 12 de maio de 2016

Política



Presidente da República exonera governo de Carlos Correia

Bissau,12 Mai 16(ANG) - O Presidente da República demitiu hoje o Governo liderado por Carlos Correia, através de um  Decreto Presidencial evocando a Alínea B, do número um do artigo 69º  conjugado com o número dois do artigo 104º e 70º da Constituição da República.

Segundo a RDN, o Presidente da República evocou entre outras razões para a demissão do governo, o reconhecimento da existência da imperiosa e inegável interesse de preservar a unidade e autoridade do Estado, garantir o respeito pela Constituição, repor e assegurar o normal funcionamento das instituições da República.

O chefe de Estado afirmou no Decreto ter constatado que o Governo empossado há mais de sete meses ainda não  entrou em plenitude de funções mas tem vindo a contrair dívidas , realizar despesas, emitir títulos de tesouro e a praticar actos que extravasam os limites da gestão corrente dos assuntos do Estado.

O Presidente da República alegou ainda que o governo de Carlos Correia não dispõe de um Programa aprovado pela Assembleia Nacional Popular, e que consagra uma estratégia que lhe possibilite ultrapassar a constatada incapacidade em assegurar a governabilidade mínima do país, com estabilidade e firmar compromissos com os parceiros sociais que, entre outros, permitem estancar a proliferação de greves e prevenir o risco que as mesmas representam para a paz social e superiores interesses da nação.

José Mário Vaz disse através do  Decreto que constatou  que o governo de Caros Correia tem obstruído de forma reiterada e censurável o cumprimento das decisões judiciais bem como as promoções de magistraturas do Ministério Público pondo  em  riscos a administração da justiça, autonomia e a independência judiciário.

Disse ainda que constatou-se que o governo de Carlos Correia não dispõe do apoio maioritário dos deputados da nação eleitos pelo povo e sendo expressão e emanação da vontade do parlamento e não pode substituir contra essa vontade na medida em responde politicamente perante o hemiciclo.

Disse ainda acreditar haver condições para que no quadro da configuração parlamentar resultante das últimas eleições legislativas e os deputados eleitos pelo povo se estabelecer compromissos políticos sem exclusão que permitem criar a estabilidade governativa até ao fim da presente legislatura.

É o segundo executivo constitucional do PAIGC a ser derrubado pelo Presidente da República depois do de Domingos Simões Pereira demitido à 12 de Agosto de 2015. 

ANG/ÂC/SG     

Sem comentários:

Enviar um comentário