sexta-feira, 27 de maio de 2016

Costa do Marfim



Supremo Tribunal considera definitiva condenação de Simone Gbagbo 
 
Bissau, 27 Mai 16 (ANG) - O Supremo Tribunal da Costa do Marfim rejeitou esta quinta-feira, em Addis Abeba, o recurso de cassação de Simone Gbagbo, determinando assim a sua condenação definitiva à 20 anos de prisão por atentado a segurança do Estado, anunciou um dos seus advogados, citados pela AFP. 

"O Supremo Tribunal rejeitou quinta-feira, o nosso recurso", afirmou Rodrigue Dadjé, criticando uma "decisão política" e considerando tratar-se de ''argumentos jurídicos  visando anular a condenação."

Simone Gbagbo, esposa do ex-presidente Laurent Gbagbo, actualmente incarcerada em Abidjan, foi condenada a 10 de Março de 2015 à 20 anos de prisão por "atentado a segurança do Estado", um veredicto duro porquanto duplica as decisões da Procuradoria Geral que havia solicitado 10 anos de prisão.

Simone foi julgado com 78 co-réus pelo seu envolvimento na crise causada pela recusa do ex-presidente Laurent Gbagbo de reconhecer a vitória de Alassane Ouattara na eleição presidencial de Novembro de 2010.

A onda de violência que marcou a crise pós-eleitoral de 2010-2011 causou mais de três mil mortes em cinco meses.

Michel Gbagbo, filho do ex-presidente nascido de um primeiro casamento com uma francesa, havia sido condenado a cinco anos de prisão.

Por outro lado, Simone Gbagbo, cujo exposo Laurent Gbagbo, actualmente em julgamento em Haia pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), comparecerá igualmente partir de 31 de
Maio em Abidjan, perante um tribunal por crimes contra a humanidade durante a crise pós-eleitoral. 


ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário