“Central eléctrica está sem gasóleo”, diz DG da EAGB
Bissau, 18 Maio 16 (ANG) – A falta de gasóleo para alimentar os grupos geradores é a razão do corte geral de fornecimento de energia eléctrica que desde terça-feira se regista na capital Bissau, revelou o Director geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB).
Em declarações à imprensa, Issuf Baldé disse que como não têm garantia de fornecimento de gasóleo por parte do abastecedor, a sua empresa decidiu suspender o fornecimento regular da luz, como medida de precaução. "O remanescente de gasóleo será utilizado para bombear a água, que segundo o DG é o mais fundamental para a população.
“De acordo com o nosso fornecedor de combustível, na origem dessa situação está o congelamento das contas do Estado em todos os Bancos Comerciais do país por ordens do Ministério Público e que são geridos pelo Ministério das Finanças “ explicou.
O DG da EAGB adiantou ainda que as receitas da sua empresa não cobrem as despesas da empresa, sobretudo as que se relacionam a aquisição de combustíveis.
Issuf Baldé disse não estar em condições de dizer até quando vai durar a situação de falta da luz porque nem sabe quem tomou a decisão de congelar as contas do Estado e porque foi tomado.
O Director-geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, apela a compreensão dos clientes da empresa, e pede desculpas pelo corte geral de fornecimento.
“Esta é a primeira vez desde 2014 ou seja desde a assinatura do contrato de fornecimento de energia pela EAGB com a empresa Agrego, que a empresa deixou de fornecer a energia por falta de combustível.
ANG/MSC/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário