sexta-feira, 13 de maio de 2016

Corrupção


Nigéria dá réplica ao insulto britânico

Bissau, 13 Mai 16 (ANG) - O Presidente da República Federal da Nigéria, Muhammadu Buhari, disse quinta-feira que não quer desculpas do Primeiro-ministro britânico, David Cameron, que qualificou o seu país de corrupto, mas deseja que devolva os bens dos nigerianos corruptos no Reino Unido.

 “Não vou pedir desculpas a ninguém. O que peço é o regresso dos activos”, disse o Presidente Buhari num debate sobre corrupção realizado no Secretariado da Commonwealth em Londres.

Com essa reacção, o Presidente da Nigéria quis recordar o caso de Diepreye Alamieyeseigha, ex-governador do Estado petrolífero nigeriano de Bayelsa, que foi detido em Londres acusado de lavagem de dinheiro em 2005, mas fugiu disfarçado de mulher.

 Alamieyeseigha, que morreu na Nigéria em Outubro, deixou no Reino Unido “a sua conta bancária e bens imóveis que o Reino Unido está preparado para devolver-nos. É o que apenas peço”, disse o Presidente Muhammadu Buhari. 

“O que faria com um pedido de desculpas? Quero algo que seja tangível”, disse o Chefe de Estado.
O Presidente nigeriano participou quinta-feira em Londres numa cimeira anti-corrupção presidida por David Cameron, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, que também conta com a participação do Chefe de Estado do Afeganistão, Ashraf Ghani. 

Na terça-feira, David Cameron declarou diante de uma câmera de televisão, sem se aperceber que estava ligada, enquanto conversava com a rainha Isabel II, que a Nigéria e Afeganistão são países “fantasticamente” corruptos. 

O primeiro-ministro britânico foi apresentado na lista de personalidades que beneficiaram de contas escondidas nas “offshores” para fugirem ao fisco e esconderem dinheiro, no escândalo conhecido por “Panama Papers”. 

ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário