Maliano, Modibó Turé é novo Representante Especial da ONU, em Bissau
Bissau, 06 Mai. 16 (ANG) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou esta quinta-feira, a nomeação do maliano Modibo Touré como seu novo representante especial para a Guiné-Bissau e Chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
A informação consta num comunicado deste Gabinete Político das Nações Unidas de Apoio a Consolidação da Paz no país à que a ANG teve acesso.
De acordo com o documento, o Secretário-Geral da ONU disse estar grato pela liderança de Miguel Trovoada e pelas realizações da Missão durante o seu mandato na UNIOGBIS.
Modibó Touré substitui Miguel Trovoada de São Tomé e Príncipe, que completou a sua missão no dia 30 de Abril deste ano.
Modibó Touré, de nacionalidade maliana, foi, entre outros, o Assessor Especial do Enviado Especial para a Região dos Grandes Lagos de 2013 a 2015.
Antes, Turé desempenhou as funções do Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário e Representante Residente interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Quénia em 2013.
Ainda, ocupou cargos de alto nível no Banco Africano de Desenvolvimento e foi ministro de novas tecnologias, Telecomunicações e Correios, em Mali.
Modibó Touré, de 57 ano, possui um grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos de América. É casado e pai de três filhos.
ANG/QC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário