quarta-feira, 18 de maio de 2016

Crise política


Presidente da República quer proposta de governo até quinta-feira 

Bissau,18 Mai 16(ANG) - O Presidente da República quer que o partido maioritário no parlamento, PAIGC, apresente até quinta-feira propostas concretas que possam viabilizar a governação do país a partir de um acordo com os demais partidos no hemiciclo.
A posição de José Mário Vaz foi transmitida aos jornalistas na terça-feira por Fernando Mendonça, conselheiro e porta-voz do chefe de Estado guineense.

O Presidente guineense esperava que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) tivesse apresentado até segunda-feira "uma proposta concreta" em vez de "meros cenários", referiu-se na comunicação.

José Mário Vaz vai continuar na quinta-feira o processo de auscultação aos partidos com assento parlamentar e, até lá, espera que o PAIGC, na qualidade de vencedor das últimas eleições legislativas, "concretize e materialize as intenções manifestadas nos cenários" já apresentados ao chefe de Estado, referiu Mendonça.

O Presidente guineense espera que o PAIGC possa encontrar "uma plataforma de acordo firmado e que possa assegurar a estabilidade governativa" do país, refere ainda o porta-voz de José Mário Vaz.

O chefe de Estado guineense entende ainda que as propostas "devem ser seriamente discutidas" entre os atores políticos antes de serem publicitadas, conforme mandam as regras de reservas no tratamento dos assuntos do Estado.

De acordo com o porta-voz da presidência guineense, José Mário Vaz "tomou boa nota" do facto de o PAIGC ter colocado à sua disposição duas pastas governamentais, mas lembrou que não cabe ao Presidente propor nomes para o Governo.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário