quarta-feira, 18 de maio de 2016

Crise política


Comissão da Paz da ONU preocupada com impasse político guineense

Bissau, 18 Mai. 16 (ANG) - A  Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas  disse estar novomente preocupada com a “contínua” crise política na Guiné-Bissau, que levou à paralisia institucional e à deficiências nos serviços sociais e económicos para a população.

A informação consta num comunicado à imprensa do UNIOGBIS, que cita a posição deste órgão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sedeado nos Estados Unidos de América.

Ainda no documento, a Comissão de Consolidação da Paz da ONU afirma que o impasse político ameaça as expectativas da população guineense, bem como o otimismo e a dinâmica gerados, na sequência das últimas eleições  de Abril de 2014.

 “Além disso, os níveis de instabilidade alcançados na Guiné-Bissau só podem ser resolvidos através de uma clara demonstração de vontade política proporcional às aspirações da população, em prol da paz e do progresso”, acrescenta a ONU.

Por outro lado, as Nações Unidas afirma  reconhecer o papel das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau, em particular na defesa da ordem constitucional e no respeito pelo Estado de Direito, distanciando-se da arena política.

 A Comissão de Consolidação da Paz da ONU diz reconhecer o papel  de prevenção e dissuasão da Missão Militar de apoio à estabilização da Guiné-Bissau, da CEDEAO  (ECOMIB). 

Por isso, chama a atenção aos membros da comunidade internacional sobre a necessidade urgente de mobilizar recursos e apoios políticos, técnicos e financeiros para garantir a extensão do mandato da ECOMIB além da data de expiração,  30 de Junho do presente ano.

Por fim, promete continuar “atenta e a acompanhar o povo e as autoridades da Guiné-Bissau na  busca de  uma solução consensual  para a crise atual”.

ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário